domingo, 8 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 395


Ano 395

Os Hunos transpõem o Médio Danúbio e o Cáucaso.

O Rei dos Visigodos Alarico I rompe a aliança com Roma e saqueia a Trácia

No século IV era comum o Império Romano utilizar-se de bárbaros como tropas auxiliares oriundas de povos aliados em suas campanhas militares, sob o comando de Generais Romanos. O Rei dos Visigodos Alarico I foi um desses líderes que serviu a Roma, mais precisamente ao Imperador Teodósio I, O Grande até a morte deste no ano 395. Alarico I foi o primeiro líder bárbaro a tomar a cidade de Roma no famoso saque do ano 410.

Morte do Imperador Romano Teodósio I, O Grande

Rufino é nomeado tutor do Co-Imperador Romano no Oriente Arcádio

Rufino. (? - 395) Estadista gaulês. Tornou-se Cônsul (392) e Prefeito Pretoriano da parte oriental do Império Romano (392). Foi o Regente do Co-Imperador Romano Arcádio (395). Rivalizou-se com o General Romano Estilicão, impedindo-o de derrotar o Rei dos Visigodos Alarico I na Grécia (395). 

Morte do Estadista Romano Rufino e início da administração de Eutrópio

Eutrópio. (? - 399) Iniciou sua carreira como eunuco do palácio do Imperador Romano Teodósio I, O Grande. Substituiu Rufino como Regente do Co-Imperador Arcádio (395). Teve influência direta no casamento do Co-Imperador Arcádio e da sua esposa Aelia Eudóxia (395). Exerceu grande influência na administração do Co-Imperador Arcádio, passando, inclusive a controlar as fábricas de armas. Comandou vitoriosa força expedicionária contra os invasores hunos (398). Sofreu oposição do ex-Prefeito Pretoriano Aureliano e também do Comandante Militar Gainas (399). Foi deposto por influência da Imperatriz Romana (399). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.