domingo, 8 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 407


Ano 407

Início do reinado do Rei dos Vândalos Asdingos Gunderico

Gunderico. (c.379 - 428). Filho do Rei dos Vândalos Asdingos Godegisilio e de Flora. Foi irmão paterno de Genserico, futuro Rei dos Vândalos e Alanos. Sucedeu ao seu pai (407), como Rei dos Vândalos Asdingos. Derrotou os francos. Saqueou as cidades de Mongúncia e Amiens. Foi forçado pelos francos e por Constantino III a se exilar nos Pirineus (409). Celebrou tratado de paz com Roma. Foi autorizado a se estabelecer na Gallaecia Asturiacensis (411). Tornou-se Rei dos Alanos (419), sucedendo ao Rei Adax. Instalou o seu povo na Andaluzia, como federado do Império Romano (422). Tomou a cidade de Sevilha (425).

O Militar Romano Constantino III autoproclama-se Imperador Romano em Arles

Constantino III (Flavius Claudius Constantinus). (? - 411) Soldado militar romano. Autoproclamou-se Imperador Romano da Província da Britânia (407) e fez da cidade de Arles a capital do seu governo. Elevou o seu filho Constante a Co-Imperador. Foi reconhecido pelo Co-Imperador Honório como legítimo Governador da Britânia. Foi derrotado pelo Co-Imperador Constâncio III.

Morte do Rei dos Burgúndios Gebicca e início do reinado de Gundomar I

Gebica (Gjúji). (? - c.407) Foi o pai de Gundomar I, de Giselher e de Gundahar, futuros Reis dos Burgúndios. É considerado o primeiro Rei dos Burgúndios.  

Gundomar I. (? - 411) Filho do Rei dos Burgúndios Gebicca. Foi irmão de Giselher e de Gundahar, futuros Reis dos Burgúndios. Sucedeu ao seu pai (407), como Rei dos Burgúndios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.