segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1406


Ano 1406

Morte do Papa Inocêncio VII e início do pontificado de Gregório XII

Gregório XII (Gregorius Duodecimus / Angelo Correr). (1327 - 1417). Sucedeu ao Papa Inocêncio VII (1406) em oposição ao Papa de Avinhão Bento XIII. Foi destituído pelo Rei da França juntamente com o Papa de Avinhão Bento XIII durante o Concílio de Perpignan (1408) e substituído pelo papa Alexandre V. Declarou como legítimos apenas os Papas sediados na cidade de Roma. Fugiu de Roma e permaneceu sob a proteção do Rei de Nápoles Ladislau I. Foi convocado pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Sigismudo a comparecer ao Concílio de Konstanz (1414), juntamente com os Papas Bento XIII e João XXIII, com o objetivo de por fim ao impasse da cisma na igreja. Renunciou ao papado (1416).

Morte do Rei de Castela Henrique III, O Enfermo e início do reinado de João II

João II (Juan II de Castilla). (1405 - 1454). Filho do Rei de Castela Henrique III e de Catarina de Lancastre. Desposou Maria de Aragão e Sicília (1420), com quem gerou Henrique IV, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1406) aos oito anos de idade, sob a regência de sua genitora e do seu tio Fernando, futuro Rei de Aragão. Demonstrou-se fraco quanto aos assuntos do Estado e da nobreza, o que caracterizou abusos e desordens durante o seu reinado. Assinou tratado de paz que pôs fim à Guerra da Independência ente Portugal e Castela.

Morte do Rei da Escócia Roberto III e início do reinado de Jaime I

Jaime I (James I). (1394 - 1437). Filho do Rei da Escócia Roberto III e de Annabella Drummond. Desposou Joana Beufort (1424), com quem gerou Margarida da Escócia, futura Rainha consorte da França e Jaime II, futuro Rei da Escócia. Envolveu-se em confronto com o quarto Conde Douglas. Forçado a embarcar para a França, foi capturado por piratas e entregue ao Rei da Inglaterra Henrique IV, que lhe manteve prisioneiro. Sucedeu ao seu pai ainda em cativeiro (1406). Foi libertado mediante pagamento de resgate e fez-se coroar Rei da Escócia, em Scone (1424). Ordenou a execução de alguns nobres, retirando-lhes as propriedades. Reformou o Parlamento Escocês, tornando-o mais eficaz, um marco na história constitucional do país. Suas providências reduziram o poder da nobreza assegurando sua autoridade. Mostrou-se contra a remessa dos rendimentos das igrejas escocesas a Roma, causando conflito com o papado.

O Duque de Albany Roberto Stewart inicia o seu governo na Escócia

Roberto Stewart. (c.1340 - 1420). Filho do Rei da Escócia Roberto II e de Elizabeth Mure. Foi irmão de Roberto III, futuro Rei da Escócia. Atuou como regente do seu pai, do seu irmão Roberto II e do seu sobrinho Jaime I. Liderou com sucesso várias expedições militares contra o reino da Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.