segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1396


Ano 1396

Batalha de Nicópolis

Batalha resultante da última Cruzada travada entre o Império Otomano e as forças aliadas da Hungria, Sacro Império Romano-Germânico, França, Polônia, Inglaterra, Escócia, República de Veneza e Gênova, com apoio da Ordem dos Hospitalários. A batalha resultou em vitória decisiva dos otomanos e desencorajou a formação de outras coalizões europeias que lhe fossem contrárias. Os turcos mantiveram sua pressão sobre Constantinopla, aumentando seu poder sobre os Bálcãs.

Fim do governo do Tsar da Bulgária João Esracimir e início do reinado de Constantino II  Asen

Constantino II Asen (Konstantin II Asen). (c. 1370 - 1422). Filho de João Esracimir e de Ana Bassarabe. Foi irmão de Dorotéia, futura Rainha consorte da Bósnia. Foi nomeado Co-Imperador da Bulgária por seu pai (1395). Sucedeu ao seu genitor (1396), que havia sido deposto pelo Sultão otomano Bayezid I. Contribuiu com soldados na luta das nações cristãs contra os muçulmanos do Império Otomano. Seus últimos territórios na Bulgária foram anexados (1422). Foi deposto pelos turcos otomanos. Foi o último Imperador da Bulgária, marcando o fim do Segundo Império Búlgaro. 

Morte do Rei de Aragão João I, O Caçador e início do reinado de Martim I, O Humano

Martim I, O Humano (Martin I de Aragón el Humano). (1356 - 1410). Filho do Rei de Aragão Pedro IV e de Leonor da Sicília. Foi irmão de João I, futuro Rei de Aragão. Desposou Maria de Luna (1372), com quem gerou Martim I, O Jovem, futuro Rei da Sicília. Sucedeu ao seu irmão e Rei de Aragão João I (1396) em oposição a sua cunhada Violante de Bar e ao Conde de Foix Mateo I. Sucedeu também ao seu filho Martim I, O Jovem no reino da Sicília (1409). Seu reinado foi marcado pela Grande Cisma que dividiu o cristianismo (1378). Foi defensor dos Papas de Avinhão de quem ganhou apoio sobre suas pretensões sobre o reino da Sicília, contra a Casa de Anjou. Faleceu sem nomear sucessor, abrindo, com isso, um interregno de dois anos que foi encerrado com o Compromisso de Caspe, no qual o seu sobrinho Fernando I seria escolhido Rei de Aragão e Sicília. 

Morte da Rainha da Hungria Maria I e início do reinado de Sigismundo de Luxemburgo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.