sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1337


Ano 1337

Início da Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi a primeira grande guerra européia que provocou profundas transformações na vida econômica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boêmia, Castela e o Papado de Avinhão. A Inglaterra, por sua vez, teve por aliados os flamengos, os germânicos e Portugal. A questão dinástica surgida com a morte do Rei francês Carlos IV e a reivindicação do trono pelo Rei inglês Eduardo III marcou o início do confronto. No início da guerra, os ingleses infligiram terríveis derrotas aos franceses nas batalhas de Crécy, em 1346 e de Poitiers, em 1356. A guerra continuou de maneira intermitente durante todo o século XIV. Nos períodos de trégua, grupos de soldados ociosos vagavam pelos campos franceses matando e roubando. Depois da Batalha de Azincourt, em 1415 vencida sob o comando do Rei Henrique V, os ingleses passaram a controlar a maior parte do Norte da França. Somente a partir do ano 1429, sob o comando de Joana D´Arc a França reagiria e evitaria que a Inglaterra se tornasse vitoriosa, expulsando ao final os ingleses do continente, com exceção do Porto de Calais.

João Esracimir é nomeado Co-Tsar da Bulgária em Vidin

João Esracimir. (c. 1324 - 1397). Filho do Tsar da Bulgária João Alexandre e de Teodora da Valáquia. Foi irmão de Miguel Asen IV e João Asen IV, futuros Co-Imperadores da Bulgária. Foi irmão paterno de Keratsa, futura Imperatriz consorte bizantina; de João Shishmann, e de João Asen V, futuros Tsares da Bulgária. Desposou Ana da Valáquia, com quem gerou Dorotéia, futura Rainha consorte da Bósnia e Constantino II, futuro Tsar da Bulgária. Foi proclamado Co-Imperador da Bulgária por seu pai (1337) juntamente com seus irmãos Miguel Asen IV e João Asen IV o que gerou uma rivalidade entre eles. Foi reconhecido como "imperador junior" por seu pai (1352). Entrou em conflito sucessório com seu genitor após o nascimento do seu irmão João Shishman. Foi deserdado, e autoproclamou-se Tsar da Bulgária, em Vidin (1356). Utilizou-se do título "Imperador dos Búlgaros e dos Gregos". Foi capturado pelos otomanos durante a Batalha de Nicópolis (1396).

Morte do pintor italiano Giotto

Giotto di Bondone. (1266 - 1337). Pintor e arquiteto italiano. Foi considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época e precursor da pintura renascentista. Uma das suas principais obras é a pintura do "Juízo Final" presente na Capela de Bargello, Florença.  

Morte do Rei da Sicília Frederico II e início do reinado de Pedro II

Pedro II (Pedro II de Sicilia). (1305 - 1342). Filho do Rei da Sicília Frederico II e de Leonor de Anjou. Desposou Isabel de Corintia, com quem gerou Luis I e Frederico III, futuros Reis da Sicília e Leonor, futura Rainha consorte de Aragão. Foi elevado a Co-Regente da Sicília (1321), vindo a suceder ao seu pai (1337). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.