domingo, 28 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1130

Ano 1130

Morte da Condessa de Portucale Tereza de Leão

Morte do Papa Honório II e início do pontificado de Inocêncio II

Inocêncio II (Innocentius Secundus / Gregório Papareschi). (? - 1143). Sucedeu ao Papa Honório II (1130), em oposição ao Papa Anacleto II. Instituiu o celibato. Combateu a usura, a simonia e os falsos sacramentos e penitências. Estabeleceu privilégios para a Ordem do Templo através da bula "Omne Datum Optimum" (1139). 

O Conde da Sicília Rogério II é coroado Rei pelo Antipapa Anacleto II

Anacleto II (Pietro Pierleoni). (1090 - 1138). Disputou o papado com Inocêncio II, após a morte do Papa Honório II. Era reconhecido como um Antipapa. Obteve o apoio do Conde da Sicília Rogério II, a quem coroou Rei da Sicília (1130), expulsando o Papa Inocêncio para a cidade de Pisa. A sua morte pôs fim ao cisma da Igreja romana.

Formação do Colégio dos Cardeais

O Colégio dos Cardeais previa que a primeira eleição do Papa seria realizada pelas três ordens cardinalícias.

O Rei de Aragão e Pamplona Afonso I, O Batalhador concede privilégios aos Templários

A Dinastia Song da China transfere sua capital para a cidade de Hangzhou

Morte do Rei da Noruega Sigurd I e início da Guerra Civil na Noruega

A guerra civil na Noruega estendeu por um período de 110 anos. Iniciou-se com a morte do Rei Sigurd I (1130) e findou com a morte de Skule Baardsson (1240). Durante esse período houve vários conflitos envolvendo a sucessão do trono norueguês, em razão das obscuras leis de sucessão, as condições do reino e a luta entre a igreja e os reis.

Início do reinado de Magno IV na Noruega

Magno IV (Magnus IV Sigurdsson). (1115 - 1139). Filho do Rei da Noruega Sigurd I, a quem sucedeu (1130). Foi forçado a dividir o trono com o seu tio Haroldo IV (1130), após este ter conseguido ser reconhecido como filho do Rei da Noruega Magno III. Foi vencido por Haroldo IV (1135), vindo por ele a ser mutilado, cegado e aprisionado em um monastério. 

Início do reinado de Haroldo IV na Noruega 

Haroldo IV (Harald Gille). (c. 1103 - 1136). Foi reconhecido como Filho do Rei da Noruega Magno III e, portanto, irmão paterno de Olavo Mafnusson; de Sigurd I e de Eystein I, todos futuros Reis da Noruega. Desposou Ingrid Ragnvaldsdottir, com quem gerou Ingo I, futuro Rei da Noruega. Foi também o pai de Eystein II, de Sigurd II, e de Magno Haraldsson, futuros Reis da Noruega. Reivindicou a paternidade do Rei da Noruega Magno III. Dividiu o trono com o seu sobrinho Magno IV (1130), a quem venceu (1135) tornando-se Rei único da Noruega, 

O Rei da Suécia Magno Nilsson, O Forte é deposto por Sverker I

Sverker I. (1110 - 1156). Sucedeu ao Rei da Suécia Magno Nilsson, após depô-lo (1130). Desposou Ulvhild Hakonsdotter, com quem gerou Carlos VII, futuro Rei da Suécia. Desposou também Rikissa da Polônia, com quem gerou Boleslau, futuro Rei da Suécia. É também o pai de Kol Sverkersson, futuro Rei da Suécia. Fundou o primeiro convento cisterciense da Suécia (1143). Lutou contra a Dinamarca e fez do seu enteado Canuto V o seu novo Rei. 


Idade Média - Ano 1128


Ano 1128

Fim do governo da Condessa de Portucale Tereza de Leão e início do governo de D. Afonso Henriques, O Conquistador

D. Afonso Henriques, O Conquistador (Afonso I de Portugal). (c. 1109 - 1185). Filho do Conde de Portucale D. Henrique de Borgonha e de Teresa de Leão. Desposou Mafalda de Saboia (1146), com quem gerou Sancho I, futuro Rei de Portugal e D. Urraca, futura Rainha consorte de Leão. Venceu a sua genitora na Batalha de São Mamede (1128), passando com isso a controlar o Condado Portucalense. Venceu os mouros na Batalha de Ourique (1139) e autoproclamou-se Rei de Portugal. Foi reconhecido como Rei de Portugal pelo Papa Alexandre III, através da Bula "Manifestis Probatum" (1179). Conquistou Lisboa com o apoio dos Cruzados (1147). 

Concílio de Troyes

O Concílio de Troyes reconheceu os Cavaleiros Templários como uma ordem militar. 


Idade Média - Ano 1127


Ano 1127

Os Jurchens capturam a cidade de Kaifeng

Os jurchens da dinastia Jin forçam a corte Song fujir para o sul, pondo fim à dinastia Song do Norte


Idade Média - Ano 1126


Ano 1126

Morte da Rainha de Leão e Castela Urraca I

Com a morte da Rainha Urraca I, o Rei da Galiza Afonso VII incorporaria os reinos de Leão e Castela. 

Morte do Rei da Suécia Ragnvald Knaphovde e início do reinado de Magno Nilsson, O Forte

Magno Nilsson, O Forte. (1106 - 1134). Filho do Rei da Dinamarca Nicolau I e da Princesa da Suécia Margaret Fredkulla. Desposou Rikissa da Polônia, com quem gerou Canuto V, futuro Rei da Dinamarca. Reivindicou o trono da Suécia após a morte do seu primo, o Rei Ingo II (1125), em oposição ao Rei Ragnvald Knaphovde, a quem sucedeu (1126). Foi deposto por Sverker I (1130).


Idade Média - Ano 1125

Ano 1125

A Dinastia chinesa de Liao é derrotada pelos Jurchens da Dinastia Jin

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique V

Início do reinado de Lotário III na Germânia

Lotário III (Lothar von Supplingenburg). (1075 - 1137). Filho do Conde de Supplingesburg Gerardo e de Edviges de Fombach. Tornou-se Duque da Saxônia (1106). Derrotou o exército do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique V (1115), em Welfesholz. Tornou-se o principal líder da nação saxônica e natural sucessor do reino da Germânia. Sucedeu ao Sacro imperador romano-germânico Henrique V (1125), como Rei da Germânia. Envolveu-se na disputa entre os Papas rivais Anacleto II e Inocêncio II apoiando este último, que o coroou Sacro imperador Romano-Germânico (1133). Lançou-se em expedição militar na Itália, tomando as cidades de Benevento e de Bari (1136).  

Morte do Rei da Suécia Ingo II e início do reinado de Ragnvald Knaphovde

Ragnvald Knaphovde. (1100 - 1126). Sucedeu ao Rei da Suécia Ingo II (1125). 

Morte do Grão-Duque de Kiev Vladimir II Monomaco e início do reinado de Mstislav I

Mstislav I. (1076 - 1132). Filho do Grão-Duque de Kiev Vladimir II Monomaco e de Gytha de Wessex. Foi irmão de Yaropolk II e de Viacheslav, futuros Grão-Duques de Kiev. Foi também irmão paterno de Jorge I, futuro Grão-Duque de Kiev e de Eufemia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria. Desposou a Princesa sueca Kristina Ingesdotter, com quem gerou Malmride de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega.e Dinamarca; Eupraxia de Kiev, futura Imperatriz bizantina; Maria de Kiev, futura Princesa de Kiev e Iziaslav II, futuro Grão-Duque de Kiev. Desposou também Liubava Dmitrievna, com quem gerou Eufrozina de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria e Vladimir III, futuro Grão-Duque de Kiev. Sucedeu ao seu pai (1125), como Grão-Duque de Kiev.

Morte do Duque da Boêmia Vladislau I e início do governo de Sobeslau I

Sobeslau I. (c. 1075 - 1140). Filho do Rei da Boêmia Vratislau II e de Swietoslawa da Polônia. Foi irmão de Borivoj II e de Vladislau I, futuros Duques da Boêmia. Foi também irmão paterno de Bretislau II, futuro Duque da Boêmia. Desposou Adelaide (1123) com quem gerou Sobeslau II e Venceslau II futuros Duques da Boêmia e Udalrich II, futuro Duque de Olomouc. Sucedeu ao seu irmão Vladislau I (1125) em oposição ao Duque de Olomouc Oto I. Lutou contra os exércitos germânicos  e da Morávia, sob a liderança do Rei da Germânia Lotário III, vendendo-os na Batalha de Chlumec (1126). Incorporou o Ducado de Olomouc. 


Idade Média - Ano 1124


Ano 1124

Morte do Papa Calisto II e início do pontificado de Honório II

Honório II (Honorius Secundus / Lamberto Scannabecchi). (1060 - 1130). Sucedeu ao Papa Calisto II (1124), com apoio da família Frangipani, em oposição a Celestino II. Foi um papa reformista e favoreceu a Ordem dos Cavaleiros Templários. 

Morte do Rei da Escócia Alexandre I, O Bravo e início do reinado de David I

David I. (c. 1080 - 1153). Filho do Rei da Escócia Malcolm III e de Margarida da Escócia (Santa Margarida). Foi irmão de Edgard I e de Alexandre I, futuros Reis da Escócia. Foi feito prisioneiro por seu tio, o Rei Donald III, Escapou da prisão e foi educado na Corte do Rei da Inglaterra Henrique I. Sucedeu ao seu irmão, o Rei da Escócia Alexandre I (1124). 

Morte do Duque da Boêmia Borivoj II




Idade Média - Ano 1123


Ano 1123

Início do Primeiro Concílio de Latrão

Morte do Rei da Noruega Eystein I




Idade Média - Ano 1122

Ano 1122

Concordata de Worms

A Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico chegaram a um acordo durante a Concordata de Worms (1122) quando o Papa Calisto II e o Sacro Imperador Henrique V encerraram a primeira fase da "Questão das Investiduras". A partir de então, os Bispos passariam a ser eleitos exclusivamente pela Igreja.


Idade Média - Ano 1120

Ano 1120

Criação da Ordem dos Hospitalários

Muito embora o Hospital de São João não tivesse abandonado a vocação original de cuidar dos peregrinos e dos enfermos, tornou-se, sob o aval do papa uma ordem militar, denominada Ordem dos Hospitalários.

Morte do Príncipe da Inglaterra Guilherme Adelin

Guilherme de Adelin (Guilherme Aetheling). (1103 - 1120). Filho do Rei da Inglaterra Henrique I e de Matilde da Escócia. Faleceu durante o naufrágio do navio White Ship (1120), na costa da Normandia, provocando uma crise dinástica na Inglaterra ("Anarquia")já que era ele o único herdeiro varão. 

Fim do segundo governo do Duque da Boêmia Borivoj II e início do segundo governo de Vladislau I




Idade Média - Ano 1119

Ano 1119

Fundação da Ordem do Templo

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Cavaleiros Templários foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria da Idade Média. A Ordem foi fundada no ano 1119, por Hugo de Payns, com o propósito de proteger os cristãos que voltaram a fazer peregrinações à Terra Santa após o sucesso da Primeira Cruzada. A Ordem seguia as regras de Agostinho de Hipona e foi aprovada pelo Rei de Jerusalém Balduíno II. 

Morte do Papa Gelásio II e início do pontificado de Calisto II

Calisto II (Calistus Secundus / Guido de Vienne). (c. 1060 - 1124). Filho do Conde de Bolonha Guilherme I e de Estefânia de Longwy-Metz. Foi Arcebispo de Vienne (1088). Sucedeu ao Papa Gelásio II (1119). Convocou a Concordata de Worms (1222). Convocou também o Concílio de Latrão (1123). 

Idade Média - Ano 1118

Ano 1118

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno I e início do reinado de Balduino II

Balduíno II (Baudouin de Rethel). (1060 - 1131). Filho do Conde Hugo de Rethel e de Melisende de Montlhéry. Desposou Morfia de Melitene (1101), com quem gerou Melisende, futura Condessa de Anjou. Participou da Primeira Cruzada (1096), a serviço do Príncipe da Antioquia. Foi nomeado Conde de Edessa (1100). Enfrentou os seljúcidas (1104), durante a Batalha de Harã, quando foi derrotado e feito prisioneiro. Foi resgatado mediante pagamento (1108). Tomou a cidade de Trípoli (1109). Sucedeu ao seu primo, o Rei de Jerusalém Balduíno I (1118). Sob o seu reinado Hugo de Payens fundou a Ordem do Templo, em Jerusalém (1119). Venceu os turcos em Antioquia (1119). Convocou o Concílio de Nablus (1120) estabelecendo as primeiras leis escritas do reino. Foi feito prisioneiro pelos turcos (1123). Escapou do cárcere (1124) com a ajuda dos armênios. Enfrentou os seljúcidas na Batalha de Azaz (1125).  

Morte do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno e início do reinado de João II Comneno

João II Comneno. (1087 - 1143). Filho do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno e de Irene Ducas. Desposou Irene da Hungria com quem gerou Miguel I Comneno, futuro Imperador Bizantino. Sucedeu ao seu pai (1118), como Imperador Bizantino. Interveio nos Bálcãs rechaçando os pechengues. Teve pouco sucesso na sua intervenção nas lutas entre as Repúblicas de Pisa e de Gênova. Impôs sua autoridade sobre os Principados de Antioquia e os Condados de Edessa e de Trípoli. 

Morte do Papa Pascoal II e início do pontificado de Gelásio II

Gelásio II (Gelasius Secundus / Giovanni Coniulo). ( ? -  1119). Monge beneditino. Sucedeu ao Papa Pascoal II (1118). Enfrentou o Sacro Imperador Romano Germânico V, que havia nomeado o seu quinto Antipapa. Retirou-se para o convento de Cluny para viver uma vida monástica. 

Morte do Rei da Suécia Filipe Halstensson e início do reinado de Ingo II

Ingo II (Ingo Halstenssson). (? - 1125). Filho do Rei da Suécia Halsten I. Foi irmão de Filipe Halstensson, futuro Rei da Suécia, com quem dividiu o governo (1110), e a quem sucedeu (1118). A sua morte pôs fim à Dinastia Stenkil, na Suécia.


Idade Média - Ano 1117

Ano 1117

Fim do governo do Duque da Boêmia Vladislau I e início do segundo governo de Borivoj II




Idade Média - Ano 1116


Ano 1116

Morte do Rei da Hungria Colomano e início do reinado de Estevão II

Estevão II. (c. 1101 - 1131). Filho do Rei da Hungria Colomano, a quem sucedeu (1116). Por não possuir descendentes, nomeou o seu primo Bela II seu sucessor. 

Morte do Sultão Seljúcida de Rum Malik Shah e início do governo de Masud I

Masud I. (1095 - 1156). Filho do Sultão Seljúcida de Rum Kilij Arslan I. Foi irmão de Malik Shah, futuro Sultão Seljúcida de Rum, a quem sucedeu (1116). Pai de Kilij Arslan II, futuro Sultão Seljúcida de Rum. Lutou contra o exército Cruzado durante a Segunda Cruzada (1147 e 1148). 


Idade Média - Ano 1115

Ano 1115

Fundação da Dinastia Jin na China

Morte do Co-Regente da Noruega Olavo Magnusson



Idade Média - Ano 1113

Ano 1113

Criação do Hospital de São João

A Ordem de Malta, também conhecida por Ordem do Hospital é uma organização católica que começou como uma Ordem Beneditina fundada no século XI na Terra Santa, durante as Cruzadas, mas que se tornaria uma ordem militar cristã encarregada de assistir e proteger os peregrinos que se deslocavam para a região de Jerusalém. Segunda ordem de monges militares com raízes na Terra Santa, cujo fundador é chamado de irmão Gérard. A Ordem do Hospital também foi atraída para a Reconquista Ibérica. Como os templários primitivos e os cônegos da igreja do Santo Sepulcro, os cavaleiros seguiram a regra de Agostinho de Hipona.

Morte do Grão-Duque de Kiev Sviatopolk II e início do reinado de Vladimir II Monomaco

Vladimir II Monomaco. (1052 - 1125). Filho do Grão-Duque de Kiev Vsevolod I e de Maria Monomaco. Desposou Gytha de Wessex com quem gerou Mstislay I, Yaropolk II e Viacheslav I, futuros Grão-Duques de Kiev. Foi também pai de Jorge I, futuro Grão-Duque de Kiev e de Eufemia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria. Sucedeu ao seu primo, o Grão-Duque de Kiev Swiatopelk II (1113).


Idade Média - Ano 1112

Ano 1112

Morte do Conde de Portucale D. Henrique de Borgonha e início do governo de Tereza de Leão

Tereza de Leão (Teresa Alfónse de León). (c. 1080 - 1130). Filha do Rei de Leão e Castela Afonso VI, O Bravo e de Ximena Moniz. Foi irmã paterna de Urraca, futura Rainha de Leão e Castela e de Elvira, futura Rainha consorte da Sicília. Desposou o Conde de Portucale D. Henrique de Borgonha (1093), com quem gerou Afonso Henriques, futuro Rei de Portugal. Sucedeu ao seu marido (1112), tornando-se regente opositora ao filho Afonso Henriques, que a derrotou na Batalha de São Mamede (1128), exilando-a em um convento na Póvoa de Lanhoso, 


Idade Média - Ano 1111


Ano 1111

O Rei da Germânia Henrique V é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico

Início do reinado do Rei da Galiza Afonso VII, O Imperador

Afonso VII, O Imperador (Alfonso VII de León el Emperador). (1105 - 1157). Filho da Rainha de Leão, Castela e Toledo Urraca I e de Raimundo da Borgonha. Desposou Berengária de Barcelona (1128), com quem gerou Sancho II, O Desejado futuro Rei de Castela; Sancha de Castela, futura Rainha consorte de Navarra; Fernando II, futuro Rei de Leão e Constança de Castela, futura Rainha consorte dos francos. Desposou também Richilda da Polônia (1152), com quem gerou Urraca de Castela, futura Rainha consorte de Pamplona. Tornou-se Rei da Galiza (1111), sendo o primeiro da Dinastia da Borgonha. Sucedeu a sua genitora no reino de Leão (1126). Tornou-se Rei de Castela e de Toledo (1127). Fez-se coroar Imperador de toda da Hispânia (1135), pelo Papa Anacleto II. Empreendeu expedições e saques contra os povoados Almorávidas. Foi obrigado a celebrar pacto com os Almorávidas e a fortificar as fronteiras contra o poder mouro. 


Idade Média - Ano 1110

Ano 1110

Início do governo do Sultão Seljúcida de Rum Malik Shah

Malik Shah. (? - 1116). Filho do Sultão Seljúcida de Rum Kilij Arslan I, a quem sucedeu (1110), após três anos de vacância. Foi irmão de Masud I, futuro Sultão Seljúcida de Rum. Foi derrotado na Batalha de Philomelion, quando então assinou um tratado de paz com o Imperador Bizantino Aleixo I Comneno.  

Morte do Rei da Inglaterra Guilherme II, O Ruivo e início do reinado de Henrique I

Henrique I (Henry I Beauclerc). (c.1068 - 1135). Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I e de Matilde de Flandres. Foi irmão de Roberto II, futuro Duque da Normandia e de Guilherme II, O Ruivo, futuro Rei da Inglaterra, a quem sucedeu (1110), em oposição ao seu irmão Roberto II, que se encontrava em cruzada na Terra Santa. Desposou Edite da Escócia, com quem gerou Guilherme Adelin, futuro Príncipe inglês e Matilde, futura Imperatriz consorte do Sacro Império romano-germânico e Rainha da Inglaterra. Invadiu a Normandia (1105), para combater o seu irmão Roberto II, vencendo-o na Batalha de Tinchebrav (1106). 

Morte do Rei da Suécia Ingo I e início do reinado de Filipe Halstensson

Filipe Halstensson (Filip Halstensson). (1105 - 1118). Filho do Rei da Suécia Halsten I. Foi irmão de Ingo II, futuro Rei da Suécia. Sucedeu ao seu tio, o Rei da Suécia Ingo I (1110). Passou a governar a Suécia juntamente com o seu irmão Ingo II. 


Idade Média - Ano 1109

Ano 1109

Morte do Conde de Anjou Fulque IV e inicio do governo de Fulque V

Fulque V (Foulques V d´Anjou). (1092 - 1143). Filho do Conde de Anjou Fulque IV e de Bertranda de Monforte. Desposou Hermengarda de Maine (1110), com quem gerou Godofredo V, futuro Conde de Anjou. Desposou também Melisende de Jerusalém (1129), com quem gerou Balduíno III e Amalrico I, futuros Reis de Jerusalém. Sucedeu ao seu pai (1109), como Conde de Anjou. Tornou-se Conde de Maine (1110) e Rei de Jerusalém (1131). Partiu em cruzada (1120), subsidiando a Ordem dos Templários. Aliou-se aos francos contra o Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique V. 

Morte do Rei de Leão e Castela Afonso VI, O Bravo e início do reinado de Urraca I

Urraca I (Urraca I de León). (1081 - 1126). Filha do Rei de Leão e Castela Afonso VI, O Bravo e de Constança da Borgonha. Foi irmã paterna de Elvira, futura Rainha consorte da Sicília e de Teresa, futura Condessa de Portucale. Desposou Raimundo da Borgonha, com quem gerou Afonso VII, O Imperador, futuro Rei de Leão e Castela. Desposou também o Rei de Aragão Afonso I, O Batalhador (1109). Sucedeu ao seu pai (1109) nos reinos de Leão e Castela.

Morte do Duque da Boêmia Svatopluk e início do governo de Vladislau I

Vladislau I. (c. 1065 - 1125). Filho do Rei da Boêmia Vratislau II e de sua esposa Swietoslawa da Polônia. Foi irmão de Borivoj II e de Sobeslau I, futuros Duques da Boêmia. Foi também irmão paterno de Bretislau II futuro Duque da Boêmia. Desposou Richeza de Berg, com quem gerou Vladislau II, futuro Rei da Boêmia. Sucedeu ao seu primo, o Duque da Boêmia Svatopluk (1109). Foi deposto por seu irmão Borivoj I (1117). Recuperou o poder (1120). Resistiu às investidas da Polônia na Boêmia.  


Idade Média - Ano 1108

Ano 1108

Morte do Tsar da Bulgária Pedro III

Morte do Rei dos Francos Filipe I e inicio do reinado de Luis VI, O Gordo






Idade Média - Ano 1107

Ano 1107

Morte do Sultão Seljúcida de Rum Kilij Arslan I

Morte do Rei da Escócia Edgard I e início do reinado de Alexandre I, O Bravo

Alexandre I, O Bravo (Alexander mac Mail Coluim). (c. 1078 - 1124). Filho do Rei da Escócia Malcolm III e de Margarida da Escócia. Foi irmão de David I e de Edgard I, ambos futuros Reis da Escócia. Desposou Sibila (1107). Sucedeu ao seu irmão Edgard I (1107). 

Fim do primeiro governo do Duque da Boêmia Borivoj II e início do governo de Svatopluk

Svatopluk. (? - 1109). Filho do Duque de Olomouc Oto I e de Euphemia da Hungria. Depôs e sucedeu ao Duque da Boêmia Borivoj II (1107). 


Idade Média - Ano 1106

Ano 1106

Morte do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Henrique IV



Idade Média - Ano 1105


Ano 1105

Batalha de Tinchebrai

Uma das mais importantes batalhas entre o reino Franco e a Inglaterra depois de Hastings, com a vitória do Rei inglês Henrique I sobre o Duque da Normandia Roberto II tendo por objeto o título de Rei da Inglaterra. Ao final da batalha, o Duque Roberto é levado à prisão perpétua na Inglaterra. A Normandia reconhece a autoridade do Rei inglês Henrique I e o controle da política anglo-normanda, que passou de Rouen para Londres.

Abdicação do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV

Morte do Conde da Sicília Simão de Altavilla e início do governo de Rogério II

Rogério II (Roger de Hauteville). (1095 - 1154). Filho do Conde da Sicília Rogério I e de sua esposa Adelaide del Vasto. Foi irmão de Simão de Altavilla, futuro Conde da Sicília, a quem sucedeu (1105). Desposou Beatriz de Rethel com quem gerou Constança de Altavilla, futura Imperatriz do Sacro império Romano-Germânico e futura Rainha da Sicília. Desposou também Elvira de Castela, com quem gerou Guilherme I, futuro Rei da Sicília. Manteve disputas possessórias com o seu primo, o Duque da Calábria Guilherme. Venceu a Cruzada liderada pelo Papa Honório II (1128). Foi nomeado Duque de Nápoles, de Bari e de Capua (1129). Foi coroado Rei da Sicília (1130), pelo Papa Anacleto II.  

Idade Média - Ano 1104


Ano 1104

Morte do Rei de Aragão e Pamplona Pedro I e início do reinado de Afonso I, O Batalhador

Afonso I, O Batalhador (Alfonso I de Aragón el Batallador). (c.1073 - 1134). Filho do Rei de Aragão e Pamplona Sancho I e de Felicia de Roucy. Foi irmão paterno de Ramiro II e de Pedro I, O Católico futuros Reis de Aragão e de Urraca I, futura Rainha de Castela. Foi também primo do Rei de Aragão e Pamplona Pedro I, a quem sucedeu (1104). Destacou-se na luta contra os muçulmanos depois de lhes conquistar Saragoça. 

sábado, 27 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1103

Ano 1103

Morte do Rei da Noruega Magno III e início dos reinados de Olavo Magnusson, de Eystein I e de Sigurd I

Olavo Magnusson (Olaf Magnusson). (1099 - 1115). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Eystein I e de Sigurd I, futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1103), como Rei da Noruega, sob a regência dos seus irmãos Eystein I e Sigurd I. 

Eystein I (Oystein Magnusson). (1088 - 1123). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Olavo Magnusson e de Sigurd I, ambos futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1103), juntamente com os seus irmãos. Foi Co-Regente do seu irmão Sigurd I (1115). 

Sigurd I (Sigurd Jorsalfar). (1090 - 1130). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Olavo Magnusson e de Eystein I, futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Desposou Malmfred de Kiev, com quem gerou Kristin Sigurdsdatter, futura Rainha consorte da Noruega. Sucedeu ao seu pai juntamente com seus irmãos (1103), como Rei da Noruega. Tornou-se Rei único (1123). 

Morte do Rei da Dinamarca Érico I e início do reinado de Nicolau I

Nicolau I (Niels I). (c.1064 - 1134). Filho do Rei da Dinamarca Svend II. Foi irmão de Canuto IV, de Olaf I, O Faminto e de Érico I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Haroldo III, futuro Rei da Dinamarca. Desposou Margarida Fredkula, com quem gerou Magno Nilsson, O Forte, futuro Rei da Suécia. Sucedeu ao Rei da Dinamarca Érico I (1104).


Idade Média - Ano 1101


Ano 1101

A Cruzada de 1101

Conjunto de três frustradas expedições organizadas no ano de 1101, que se seguiram ao sucesso da Cruzada dos Nobres no ano 1096. Nobres como Estevão de Blois e Hugo I de Vermandois lideraram expedições desta nova cruzada. Todavia, ao contrário do que ocorreu durante a cruzada anterior, os árabes muçulmanos liderados por Kilij Arslam formaram eficaz coligação e venceram os Cruzados.

O Duque da Normandia Roberto II reivindica a coroa da Inglaterra

Morte do Príncipe inglês Hugo I de Vermandois

Morte do Conde da Sicília Rogério I e início do governo de Simão de Altavilla

Simão de Altavilla (Simon de Sicile). (1093 - 1105). Filho do Conde da Sicília Rogério I, a quem sucedeu (1101). Foi também irmão de Rogério II, futuro Rei da Sicília. 

Morte do Grão-Duque de Kiev Vseslav de Polotsk, O Vidente




Idade Média - Ano 1100

Ano 1100

Morte do Duque da Baixa Lorena e Governador de Jerusalém Godofredo de Bouillon

Início do reinado de Balduíno I em Jerusalém

Balduíno I (Baudouin de Boulogne). (c. 1058 - 1118). Filho do Conde de Bolonha Eustácio II e Ida da Lorena. Foi irmão de Godofredo de Bouillon, futuro Governador de Jerusalém, a quem sucedeu (1100) como primeiro Rei de Jerusalém. Tornou-se Conde de Edessa (1098). Enfrentou vários ataques dos fatímidas e dos abássidas. Tomou as cidades de Apolonia e Cesaréia Palestina (1101), com apoio dos genoveses. Foi vencido pelos egípcios (1101). Sitiou a cidade de São João de Acre (1103). Venceu a Batalha de Ramla (1105). Conquistou a cidade de Sidon (1101) com a ajuda do Rei da Noruega Sigurd I. Liderou expedição ao leste do Rio Jordão (1115). Construiu o Castelo de Tiro (1117). Pilhou a cidade de Fasana (1118).

Morte do Rei da Inglaterra Guilherme II, O Ruivo e início do reinado de Henrique I

Henrique I (Henry I). (c. 1068 - 1135). Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I, O Conquistador e de Matilde de Flandres. Foi irmão de Roberto II, futuro Conde da Normandia e de Guilherme II, O Ruivo, futuro Rei da Inglaterra, a quem sucedeu (1100), em oposição ao seu irmão Roberto III que se encontrava combatendo os árabes muçulmanos durante a Primeira Cruzada. Desposou Edite da Escócia, com quem gerou Matilde, futura Imperatriz do Sacro Império e Condessa de Anjou. Foi também o pai de Guilherme de Adelin, futuro Príncipe da Inglaterra. Obrigou o seu irmão Roberto II a abdicar da sua pretensão ao trono inglês, vindo a derrotá-lo na Batalha de Tinchebrav (1105) tomando-lhe a Normandia e fazendo-lhe prisioneiro. 

Morte do Duque da Boêmia Bretislau II e início do governo de Borivoj II

Borivoj II. (c. 1064 - 1124). Filho do Rei da Boêmia Vratislau II e de Swietoslawa da Polônia. Foi irmão de Vladislau I e de Sobeslau I, futuros Duques da Boêmia. Foi também irmão paterno de Bretislau II, futuro Duque da Boêmia, a quem sucedeu (1100). Foi deposto por Svatopluk (1107). Retomou o poder (1117). Foi exilado na Hungria (1120).  


Idade Média - Ano 1099

Ano 1099

Os Cruzados iniciam assalto à cidade de Jerusalém

O Governador fatímida da cidade de Jerusalém havia sido advertido da aproximação dos Cruzados. Os habitantes cristãos da cidade haviam sido expulsos, mas não os judeus. Os muros de Jerusalém eram guarnecidos por tropas árabes e sudanesas. Os Cruzados, por sua vez, contavam com um terço do contingente que havia partido da Europa, cerca de doze mil soldados de infantaria e mil e duzentos cavaleiros, sem, todavia, poder contar com a ajuda do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno, que mantinha negociações com o Califa do Cairo. Os Cruzados começaram a chacinar os habitantes da cidade com a mesma indiferença para com a idade ou o sexo das vítimas. Os judeus de Jerusalém fugiram para a sinagoga em busca de segurança, mas os Cruzados incendiaram-na matando todos que nela se encontravam.

Henrique V é elevado a Rei da Germânia

Henrique V (Heinrich V). (1086 - 1125). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV e de Berta de Sabóia. Foi nomeado Rei da Germânia por seu pai (1099), mas rebelou-se contra este, forçando-o a abdicação (1105). Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico (1111). Apesar de continuar com a "Questão da Investidura" iniciada por seu pai, opondo-se ao controle, pelos Papas, de todas as investiduras eclesiásticas na Germânia, assinou a Concordata de Worms (1112), que permitiu aos Papas investirem os Bispos em cargos eclesiásticos. Invadiu a Itália (1110 e 1116). Designou o Antipapa Silvestre IV. Sua morte sem deixar descendentes pôs fim à Dinastia Saliana. 

Batalha de Ascalon

Um mês depois da tomada de Jerusalém pelos Cruzados, os árabes muçulmanos organizaram um imenso exército para reconquistar a cidade. O Vizir Al-Afdhal, no entanto, é surpreendido pelos Cruzados, que atacam a pequena cidade de Ascalon. A ofensiva dos cavaleiros cristãos foi fundamental para consolidar o frágil domínio dos francos na Terra Santa.

Fim da Primeira Cruzada

Nos anos que se seguiram à tomada da cidade de Jerusalém foram criados quatro estados nos territórios conquistados, denominados de Ultramar. No norte ficava o Principado de Antioquia, governado por Boemundo de Taranto; ao leste, o Condado de Edessa, governado por Balduíno de Boulogne; ao sul de Antioquia situava-se o Condado de Trípoli, governado por Raimundo de Saint-Gilles e, ainda mais para o sul, ficava o reino de Jerusalém, governado por Godofredo de Bouillon.

Morte do Papa Urbano II e início do pontificado de Pascoal II

Pascoal II (Paschalis Secundus / Raniero). (? - 1118). Foi um Monge cisterciense, que sucedeu ao Papa Urbano II (1099). Instituiu várias ordens de cavaleiros, a exemplo, da dos Templários, dos Teutônicos e dos Cavaleiros de São João. 

Idade Média - Ano 1098

Ano 1098

Luis VI, O Gordo é associado ao trono do Reino Franco

Luis VI, O Gordo (Louis VI le Gros). (1081 - 1137). Filho do Rei dos Francos Filipe I e de Berta da Holanda. Desposou Adelaide de Saboia (1115), com quem gerou Luis VII, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu pai (1108). 


Idade Média - Ano 1097

Ano 1097

O exército cruzado é atacado pelo Sultão Kilij Arslan

Kilij Arslan. (1079 - 1107). Filho de Sulimão Ibn Qutulmish e primo de Alp Arslan, futuro Sultão turco seljúcida. Tornou-se refém do Sultão Malik Shah I (1086). Foi libertado do cativeiro (1092). Depôs o governante seljúcida, tornando-se soberano do Sultanato de Rum (1092). Seu sultanato incluiu o período da Primeira Cruzada. Enfrentou os exércitos cristãos em terras muçulmanas. Derrotou a Cruzada Popular liderada pelo peregrino Pedro, O Eremita (1095). Foi vencido na Cruzada dos Nobres (1097). Venceu os Cruzados (1101). 

O exercito Cruzado comandado por Ademar de Le Puy chega à cidade de Antioquia

Ademar de Le Puy. ( ? - 1098). Bispo de Le Puy (1077). Um dos principais personagens da Primeira Cruzada. Tomou a cidade de Antioquia junto aos muçulmanos (1098). 

O Rei da Escócia Donald III é deposto por seu sobrinho Edgard I

Edgard I. (c.1074 - 1107). Filho do Rei da Escócia Malcolm III e de Margarida da Escócia (Santa Margarida). Foi irmão de David I e de Alexandre I, futuros Reis da Escócia. Depôs e sucedeu ao seu tio, o Rei da Escócia Donald III (1097). 


Idade Média - Ano 1096

Ano 1096

A Cruzada Popular

Nos meses que se seguiram ao apelo lançado pelo Papa Urbano II conclamando a Primeira Cruzada, atenderam pregadores populares, como o monge franco Pedro, O Eremita, um carismático pregador da Picardia, que afirmava ter recebido uma carta do céu autorizando-o a iniciar a cruzada. Pedro liderou cerca de quarenta mil homens, mulheres e crianças mal armados que se puseram em marcha rumo a Jerusalém. Ainda na Europa, a cruzada liderada por Pedro atravessou o Rio Reno e seu contingente germânico atacou as comunidades judaicas que se encontravam pela frente. Em consequência, seguiu-se uma série de progoms, massacres, conversões forçadas e suicídios coletivos de judeus. Apesar de Pedro e seu companheiro Gualtério Sem-Haveres terem sido aconselhados a esperar o resto do exército cruzado, seus seguidores ficaram cada vez mais inquietos e começaram a saquear os subúrbios das cidades. O Imperador Bizantino Aleixo I Comneno providenciou, então, que o contingente da Cruzada Popular fosse transferido para o outro lado do Bósforo, parte controlada pelos turcos seljúcidas, que massacraram a todos perto da cidade de Nicéia.

A Cruzada dos Nobres

Considerada oficialmente como a Primeira Cruzada, por ter sido liderada pelos nobres militares europeus, diferenciando-se, portanto, do movimento popular anterior liderado pelo peregrino Pedro, O Eremita, a Cruzada dos Nobres teve por líder espiritual o Bispo de Le Puy e contou com o apoio de líderes militares como Raimundo IV de Tolouse; Boemundo de Taranto; Tancredo de Altavilla; Godofredo de Bouillon e por seus irmãos Eustácio III da Bolonha e Balduíno de Bolonha; Roberto II de Flandres; Hugo I de Vermandois; Roberto II da Normandia e Estevão de Blois. O primeiro contingente a chegar a Constantinopla foi liderado por Hugo I Vermandois; e o último deles, sob a liderança de Roberto II da Normandia, chegou à capital bizantina no ano 1097.

O Rei de Leão e Castela Afonso VI, O Bravo transfere o Condado Portucalense para D. Henrique de Borgonha

D. Henrique de Borgonha. (1066 - 1112). Filho de Henrique de Borgonha e de Sibila de Barcelona. Desposou Tereza de Leão, com quem gerou Afonso Henriques, futuro Rei de Portugal. Aderiu à Reconquista da Península Ibérica e ajudou o Rei de Leão e Castela Afonso VI a conquistar o reino da Galiza (1071). Recebeu o Condado Portucalensa do Rei Afonso VI (1096). 

O exército cruzado comandado por Hugo I de Vermandois é o primeiro a chegar em Constantinopla

Hugo I de Vermandois. (1057 - 1101). Filho do Rei dos Francos Henrique I e de Ana de Kiev. Foi irmão de FIlipe I, futuro Rei dos francos. Tornou-se Conde de Vermandois (1080). Foi um dos líderes da Primeira Cruzada (1095), sendo o primeiro a chegar em terras bizantinas (1096).

O exército cruzado comandado pelo Duque da Baixa Lorena Godofredo de Bouillon chega a Constantinopla

Godofredo de Bouillon. (c. 1058 - 1100). Filho do Conde de Bolonha Eustácio II e de  Ida da Lorena. Foi irmão de Eustácio III, futuro Conde da Bolonha e de Balduíno I futuro Rei de Jerusalém. Tornou-se Senhor de Bouillon (1076), e Duque da Baixa Lorena (1087). Destacou-se coo um dos líderes militares da Primeira Cruzada e como o primeiro soberano do reino latino de Jerusalém (1099).