domingo, 28 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1130

Ano 1130

Morte da Condessa de Portucale Tereza de Leão

Morte do Papa Honório II e início do pontificado de Inocêncio II

Inocêncio II (Innocentius Secundus / Gregório Papareschi). (? - 1143). Sucedeu ao Papa Honório II (1130), em oposição ao Papa Anacleto II. Instituiu o celibato. Combateu a usura, a simonia e os falsos sacramentos e penitências. Estabeleceu privilégios para a Ordem do Templo através da bula "Omne Datum Optimum" (1139). 

O Conde da Sicília Rogério II é coroado Rei pelo Antipapa Anacleto II

Anacleto II (Pietro Pierleoni). (1090 - 1138). Disputou o papado com Inocêncio II, após a morte do Papa Honório II. Era reconhecido como um Antipapa. Obteve o apoio do Conde da Sicília Rogério II, a quem coroou Rei da Sicília (1130), expulsando o Papa Inocêncio para a cidade de Pisa. A sua morte pôs fim ao cisma da Igreja romana.

Formação do Colégio dos Cardeais

O Colégio dos Cardeais previa que a primeira eleição do Papa seria realizada pelas três ordens cardinalícias.

O Rei de Aragão e Pamplona Afonso I, O Batalhador concede privilégios aos Templários

A Dinastia Song da China transfere sua capital para a cidade de Hangzhou

Morte do Rei da Noruega Sigurd I e início da Guerra Civil na Noruega

A guerra civil na Noruega estendeu por um período de 110 anos. Iniciou-se com a morte do Rei Sigurd I (1130) e findou com a morte de Skule Baardsson (1240). Durante esse período houve vários conflitos envolvendo a sucessão do trono norueguês, em razão das obscuras leis de sucessão, as condições do reino e a luta entre a igreja e os reis.

Início do reinado de Magno IV na Noruega

Magno IV (Magnus IV Sigurdsson). (1115 - 1139). Filho do Rei da Noruega Sigurd I, a quem sucedeu (1130). Foi forçado a dividir o trono com o seu tio Haroldo IV (1130), após este ter conseguido ser reconhecido como filho do Rei da Noruega Magno III. Foi vencido por Haroldo IV (1135), vindo por ele a ser mutilado, cegado e aprisionado em um monastério. 

Início do reinado de Haroldo IV na Noruega 

Haroldo IV (Harald Gille). (c. 1103 - 1136). Foi reconhecido como Filho do Rei da Noruega Magno III e, portanto, irmão paterno de Olavo Mafnusson; de Sigurd I e de Eystein I, todos futuros Reis da Noruega. Desposou Ingrid Ragnvaldsdottir, com quem gerou Ingo I, futuro Rei da Noruega. Foi também o pai de Eystein II, de Sigurd II, e de Magno Haraldsson, futuros Reis da Noruega. Reivindicou a paternidade do Rei da Noruega Magno III. Dividiu o trono com o seu sobrinho Magno IV (1130), a quem venceu (1135) tornando-se Rei único da Noruega, 

O Rei da Suécia Magno Nilsson, O Forte é deposto por Sverker I

Sverker I. (1110 - 1156). Sucedeu ao Rei da Suécia Magno Nilsson, após depô-lo (1130). Desposou Ulvhild Hakonsdotter, com quem gerou Carlos VII, futuro Rei da Suécia. Desposou também Rikissa da Polônia, com quem gerou Boleslau, futuro Rei da Suécia. É também o pai de Kol Sverkersson, futuro Rei da Suécia. Fundou o primeiro convento cisterciense da Suécia (1143). Lutou contra a Dinamarca e fez do seu enteado Canuto V o seu novo Rei. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.