sábado, 14 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 457


Ano 457

Os Burgúndios apoderam-se da cidade de Lyon

Morte do Imperador Romano no Ocidente Avito e início do governo de Majoriano

Majoriano (Flavius Iulius Valerius Maiorianus). (420 - 461). Sucedeu ao Imperador Romano no Ocidente Avito (457) com o apoio do General Romano Ricimero, mas sem o reconhecimento do Imperador Romano Leão I. Liderou força militar para invadir a África e aliou-se ao Rei Visigodo Teodorico II (461). Celebrou a paz com o Rei dos Vândalos Genserico. Foi forçado a abdicar (461), após um motim na Lombardia instigado pelo general Ricimero. Foi feito prisioneiro por Ricimero, e por ele executado no Norte da Itália.

Morte do Imperador Romano no Oriente Marciano e início do reinado de Leão I, O Trácio

Leão I, O Trácio (Flavius Valerius Leo). (401 - 474). Desposou Verina, com quem gerou Ariadne, futura imperatriz Bizantina. Serviu ao exército romano no oriente e sucedeu ao Imperador Romano no Oriente Marciano (457) com apoio militar do Alano Aspar. Manteve o tratado de paz com o Império Sassânida e celebrou a paz com os Ostrogodos (459). Depôs o Imperador Romano no Ocidente Glicério (467) e elevou Julio Nepos ao seu sucessor. Liderou campanhas militares contra os Hunos e contra os Vândalos (468). 

Morte do Rei dos Suevos Agiulfo e início do reinado de Frantán no Norte da Galiza e de Maldras na Lusitânia

Frantán (Framta). (? - 457) Supostamente pai de Requimundo, futuro Co-Regente dos Suevos na Galiza. Sucedeu ao Rei dos Suevos Agiulfo (457), no Norte da Gallaecia (Galiza). 

Maldras. (? - 459) Pai de Remismundo, futuro Co-Regente dos Suevos na Lusitânia. Sucedeu ao Rei dos Suevos Agiulfo (457) no Sul da Gallaecia (Lusitânia). Assassinou o Co-Regente dos Suevos Frantán (457), sucedendo-o na Galiza, em oposição a Requimundo. Durante o seu reinado enfrentou conflitos sociais entre Galegos e Germânicos. 

Morte do Co-Regente dos Suevos no Norte da Gallaecia Frantán e início do reinado de Requimundo

Requimundo (Richimund). (? - 463). Supostamente filho do Co-Regente dos Suevos na Galiza Frantán, a quem sucedeu (457), em oposição ao Co-Regente dos Suevos na Lusitânia Masdras. Manteve a guerra civil com os Co-Regentes dos Suevos Remismundo e Frumario. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.