segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1409


Ano 1409

Concílio de Pisa

O Concílio de Pisa tentou por um fim ao cisma do ocidente (1378). Na época, dois Papas: Gregório XII (Roma) e Bento XIII (Avinhão) reclamavam o direito ao trono pontificial. Durante o concílio os referidos Papas concordaram em desistir de suas reivindicações em favor de um novo pontífice, mas se arrependeram depois e foram depostos. O concílio, então, elegeu o Papa Alexandre V, mas tanto Gregório XII, quanto Bento XIII não desistiram de reclamar seus direitos. O cisma continuou por mais oito anos, quando outro concílio reunido na cidade de Constança elegeria o Papa Martinho V.

O Papa Alexandre V é eleito em oposição aos Papas Gregório XII e Bento XIII

Alexandre V (Pietro Filargi da Candia). (1340 - 1410). Foi eleito pelo Concílio de Pisa (1409), com o objetivo de afastar tanto o Papa Gregório XII, quanto o Papa Bento XIII. 

Morte do Rei da Sicília Martim I

Com a morte do Rei Martim I, o governo da Sicília recaiu sobre o seu pai, o Rei de Aragão Martim, O Humano (Martim II da Sicília) 


Idade Média - Ano 1406


Ano 1406

Morte do Papa Inocêncio VII e início do pontificado de Gregório XII

Gregório XII (Gregorius Duodecimus / Angelo Correr). (1327 - 1417). Sucedeu ao Papa Inocêncio VII (1406) em oposição ao Papa de Avinhão Bento XIII. Foi destituído pelo Rei da França juntamente com o Papa de Avinhão Bento XIII durante o Concílio de Perpignan (1408) e substituído pelo papa Alexandre V. Declarou como legítimos apenas os Papas sediados na cidade de Roma. Fugiu de Roma e permaneceu sob a proteção do Rei de Nápoles Ladislau I. Foi convocado pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Sigismudo a comparecer ao Concílio de Konstanz (1414), juntamente com os Papas Bento XIII e João XXIII, com o objetivo de por fim ao impasse da cisma na igreja. Renunciou ao papado (1416).

Morte do Rei de Castela Henrique III, O Enfermo e início do reinado de João II

João II (Juan II de Castilla). (1405 - 1454). Filho do Rei de Castela Henrique III e de Catarina de Lancastre. Desposou Maria de Aragão e Sicília (1420), com quem gerou Henrique IV, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1406) aos oito anos de idade, sob a regência de sua genitora e do seu tio Fernando, futuro Rei de Aragão. Demonstrou-se fraco quanto aos assuntos do Estado e da nobreza, o que caracterizou abusos e desordens durante o seu reinado. Assinou tratado de paz que pôs fim à Guerra da Independência ente Portugal e Castela.

Morte do Rei da Escócia Roberto III e início do reinado de Jaime I

Jaime I (James I). (1394 - 1437). Filho do Rei da Escócia Roberto III e de Annabella Drummond. Desposou Joana Beufort (1424), com quem gerou Margarida da Escócia, futura Rainha consorte da França e Jaime II, futuro Rei da Escócia. Envolveu-se em confronto com o quarto Conde Douglas. Forçado a embarcar para a França, foi capturado por piratas e entregue ao Rei da Inglaterra Henrique IV, que lhe manteve prisioneiro. Sucedeu ao seu pai ainda em cativeiro (1406). Foi libertado mediante pagamento de resgate e fez-se coroar Rei da Escócia, em Scone (1424). Ordenou a execução de alguns nobres, retirando-lhes as propriedades. Reformou o Parlamento Escocês, tornando-o mais eficaz, um marco na história constitucional do país. Suas providências reduziram o poder da nobreza assegurando sua autoridade. Mostrou-se contra a remessa dos rendimentos das igrejas escocesas a Roma, causando conflito com o papado.

O Duque de Albany Roberto Stewart inicia o seu governo na Escócia

Roberto Stewart. (c.1340 - 1420). Filho do Rei da Escócia Roberto II e de Elizabeth Mure. Foi irmão de Roberto III, futuro Rei da Escócia. Atuou como regente do seu pai, do seu irmão Roberto II e do seu sobrinho Jaime I. Liderou com sucesso várias expedições militares contra o reino da Inglaterra.


Idade Média - Ano 1404


Ano 1404

Morte do Papa Bonifácio IX e início do pontificado de Inocêncio VII

Inocêncio VII (Innocentius Septimus / Cosimo de Migliorati). (1336 - 1406). Bispo de Bolonha e Arcebispo de Ravena (1387). Sucedeu ao Papa Bonifácio IX (1404), em oposição ao Papa de Avinhão Bento XIII.


Idade Média - Ano 1402


Ano 1402

Morte do Duque de Milão Gian Galeazzo Visconti e início do governo de Giovanni Maria Visconti

Giovanni Maria Visconti. (1388 - 1412). Filho do Duque de Milão Gian Galeazzo Visconti e de Caterina Visconti. Foi irmão de Filippo Maria Visconti, futuro Duque de Milão. Sucedeu ao seu pai (1402), sob a regência de sua genitora.


Idade Média - Ano 1401


Ano 1401

Morte da Rainha da Sicília Maria I e início do reinado de Martim I, O Jovem

Martim I, O Jovem (Martin I de Sicilia, el Joven). (1374 - 1409). Filho do Rei de Aragão Martim, O Humano e de Maria de Luna. Desposou a Rainha da Sicília Maria I (1389) e também Branca de Navarra (1402). Tornou-se Rei consorte da Sicília (1392) e seu Rei único (1401), após repudiar o Tratado de Avinhão. Foi encarregado por seu pai a restabelecer o domínio de Aragão sobre a Sardenha (1408), vencendo a Batalha de Sanluri. 


Idade Média - Ano 1400


Ano 1400

Fim do reinado do Rei da Germânia Venceslau IV do Luxemburgo e início do reinado de Rupert do Palatinato

Rupert do Palatinato (Ruprecht von der Pfalz). (1352 - 1410). Filho do Eleitor Palatinato Rubert II e de Beatrice da Sicília. Sucedeu ao Rei Venceslau IV do Luxemburgo (1400), como Rei da Germânia. Empreendeu campanha militar na Itália (1401-1402), mas sem êxito. O seu fracasso militar na Itália piorou as questões financeiras do reino e aumentou a oposição ao seu governo por parte dos nobres germânicos.



Idade Média - Ano 1399

Ano 1399

O Rei da Inglaterra Ricardo II é deposto por seu primo Henrique IV

Henrique IV (Henry IV Lancaster). (1366 - 1413). Filho do Duque de Lancaster João de Gante e de Branca de Lancaster. Foi irmão de Filipa de Lancaster, futura Rainha consorte de Portugal e irmão paterno de Constança, futura Rainha consorte de Castela. Desposou Maria de Bohun, com quem gerou Henrique V, futuro Rei da Inglaterra e Filipa da Inglaterra, futura Rainha consorte da Dinamarca, Suécia e Noruega. Foi primo e companheiro de infância do Rei da Inglaterra Ricardo II. Participou da rebelião (1387) contra o Rei inglês, mas sem sucesso. Foi perdoado pelo Rei Ricardo II e elevado a Duque de Hereford. Manteve novo conflito com o Rei inglês (1398), vindo, desta vez, a ser banido do reino. Iniciou campanha militar confiscando bens dos seus desafetos aumentando o seu poder a pondo de declarar-se Rei da Inglaterra (Henrique IV) depondo, aprisionando e sucedendo ao Rei Ricardo II (1399), sendo o primeiro do ramo Lancaster dos Plantagenetas. Passou grande parte do seu governo se defendendo de rebeliões e tentativas de assassinato. Durante o seu reinado piratas ingleses capturaram o futuro Rei da Escócia James I (1406), tornando-o seu prisioneiro. Sua vida foi retratada pelo escritor inglês William Shakespeare, na peça Henrique IV.

Morte da Rainha da Polônia Edviges e início do reinado de Ladislau II Jogaila

Ladislau II Jogaila (Wladyslaw II Jagiello). (c. 1352 - 1434). Desposou Sophia de Halshany, com quem gerou Ladislau III, futuro Rei da Polônia e Hungria, bem como Casimiro IV, futuro Rei da Polônia. Tornou-se Rei consorte da Polônia (1377). Converteu a Lituânia ao cristianismo, tornando-se o seu último Rei pagão. Foi coroado Rei único da Polônia (1399). Lançou as bases para séculos de união polaco-lituana, sendo o fundador da dinastia Jaguelônica na Polônia. Venceu os Cavaleiros Teutônicos garantindo a fronteira polaca e lituana. 



Idade Média - Ano 1397


Ano 1397

Fundação do Banco Médici em Florença

Fundado por Giovanni de Bicci de Medici tornou-se uma das principais instituições bancárias da Europa.


Idade Média - Ano 1396


Ano 1396

Batalha de Nicópolis

Batalha resultante da última Cruzada travada entre o Império Otomano e as forças aliadas da Hungria, Sacro Império Romano-Germânico, França, Polônia, Inglaterra, Escócia, República de Veneza e Gênova, com apoio da Ordem dos Hospitalários. A batalha resultou em vitória decisiva dos otomanos e desencorajou a formação de outras coalizões europeias que lhe fossem contrárias. Os turcos mantiveram sua pressão sobre Constantinopla, aumentando seu poder sobre os Bálcãs.

Fim do governo do Tsar da Bulgária João Esracimir e início do reinado de Constantino II  Asen

Constantino II Asen (Konstantin II Asen). (c. 1370 - 1422). Filho de João Esracimir e de Ana Bassarabe. Foi irmão de Dorotéia, futura Rainha consorte da Bósnia. Foi nomeado Co-Imperador da Bulgária por seu pai (1395). Sucedeu ao seu genitor (1396), que havia sido deposto pelo Sultão otomano Bayezid I. Contribuiu com soldados na luta das nações cristãs contra os muçulmanos do Império Otomano. Seus últimos territórios na Bulgária foram anexados (1422). Foi deposto pelos turcos otomanos. Foi o último Imperador da Bulgária, marcando o fim do Segundo Império Búlgaro. 

Morte do Rei de Aragão João I, O Caçador e início do reinado de Martim I, O Humano

Martim I, O Humano (Martin I de Aragón el Humano). (1356 - 1410). Filho do Rei de Aragão Pedro IV e de Leonor da Sicília. Foi irmão de João I, futuro Rei de Aragão. Desposou Maria de Luna (1372), com quem gerou Martim I, O Jovem, futuro Rei da Sicília. Sucedeu ao seu irmão e Rei de Aragão João I (1396) em oposição a sua cunhada Violante de Bar e ao Conde de Foix Mateo I. Sucedeu também ao seu filho Martim I, O Jovem no reino da Sicília (1409). Seu reinado foi marcado pela Grande Cisma que dividiu o cristianismo (1378). Foi defensor dos Papas de Avinhão de quem ganhou apoio sobre suas pretensões sobre o reino da Sicília, contra a Casa de Anjou. Faleceu sem nomear sucessor, abrindo, com isso, um interregno de dois anos que foi encerrado com o Compromisso de Caspe, no qual o seu sobrinho Fernando I seria escolhido Rei de Aragão e Sicília. 

Morte da Rainha da Hungria Maria I e início do reinado de Sigismundo de Luxemburgo





Idade Média - Ano 1395


Ano 1395

Gian Galeazzo Visconti torna-se o primeiro Duque de Milão

Gian Galeazzo Visconti. (1351 - 1402). Filho do Governador de Milão Galeazzo Visconti II e de Bianca de Saboia. Desposou Caterina Visconti, com quem gerou Maria Visconti e Filippo Maria Visconti, futuros Duques de Milão. Ganhou o controle de Milão ao vencer o seu tio Bernabo (1385). Conquistou as cidades de Verona, Vicenza e Pádua, controlando quase todo o Vale do Pó. Recebeu, do Rei dos Romanos Venceslau IV, o título de primeiro Duque de Milão (1395). Designou uma série de funcionários e departamentos encarregados de melhorar a saúde pública da cidade de Milão. A ele é creditada a criação da primeira burocracia moderna. Lançou ataques às cidades de Florença e de Bologna, na tentativa de unificar o antigo reino dos Lombardos, mas sem êxito.

Morte do Co-Imperador da Bulgária João Shishman




Idade Média - Ano 1394


Ano 1394

Morte do Papa de Avinhão Clemente VII e início do pontificado de Bento XIII

Bento XIII (Pedro Martinez de Luna). (1328 - 1423). Sucedeu ao Papa de Avinhão Clemente VII (1394). Foi eleito sob a promessa de abdicar para por fim à Grande Cisma do Ocidente. Perdeu o apoio dos Cardeais franceses ao descumprir sua promessa de abdicação ao trono. Foi feito prisioneiro, mas conseguiu fugir e receber o apoio do Duque de Anjou Luis II (1403). Convocou o concílio de Perpignan (1408).


Idade Média - Ano 1391


Ano 1391

Morte do Imperador Bizantino João V Paleólogo




Idade Média - Ano 1390


Ano 1390

O Imperador Bizantino João V Paleólogo é destronado por seu neto João VII Paleólogo

O Imperador Bizantino João VII Paleólogo é destronado por seu tio Manuel II Paleólogo

O Co-Regente de Nápoles Ladislau I, O Magnâmio recupera o governo de Nápoles

Morte do Rei da Escócia Roberto II e início do reinado de Roberto III

Roberto III (Robert III). (1337 - 1406). Filho do Rei da Escócia Roberto II e de Elizabeth Mure. Desposou Anabella Drummond (1367), com quem gerou Jaime I, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao seu pai (1390), como Rei da Escócia.

Morte do Rei de Castela João I e início do reinado de Henrique III, O Enfermo

Henrique III, O Enfermo (Enrique III de Castilla, el Doliente). (1379 - 1406). Filho do Rei de Castela João I e de Leonor de Aragão. Desposou Catarina de Lancaster (1388), com quem gerou João II, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1390), como Rei de Castela.


Idade Média - Ano 1389


Ano 1389

Batalha de Kosovo

Durante a Batalha de Kosovo os turcos otomanos derrotaram os sérvios e passaram a controlar os Bálcãs.

Morte do Papa Urbano IV e início do pontificado de Bonifácio IX

Bonifácio IX (Bonifacius Nonus / Piero Tomacelli). (c. 1356 - 1404). Sucedeu ao Papa Urbano VI (1389). Manteve a sede do seu papado em Roma, opondo-se aos Antipapas de Avinhão. Apoiou a candidatura de Ladislau I ao trono do reino de Nápoles em oposição ao Duque de Anjou Luis II. Conseguiu pacificar e recuperar o controle dos estados papais.

Fim do reinado do Rei da Suécia Alberto III de Mecklemburgo e início do reinado de Margarida I

Início do reinado do Rei da Noruega Érico III

Érico III Pomerânia (Eric XIII da Suécia / Eric VII da Dinamarca). (c. 1382 - 1459). Filho do Duque da Pomerânia Ladislau VII e de Maria de Mecklemburgo-Scwerin. Foi adotado pela Rainha da Dinamarca, Noruega e Suécia Margarida I, tornando-se Co-Regente (1396). Tornou-se Rei único da Suécia, Noruega e Dinamarca (1412). Foi deposto do trono sueco por Engelbrekt-Engelbrektsson (1434). Recuperou o trono sueco (1435), mas foi novamente deposto por Karl Knutsson (1336). Recuperou novamente o trono (1436), mas foi deposto do trono da Dinamarca, Noruega e Suécia (1440). 

Morte do Príncipe de Moscou Demétrio e início do governo de Basílio I

Basílio I (Vasili Dmitrievich). (1371 - 1435). Filho do Príncipe de Moscou Demétrio e de Eudoxia Dmitrievna. Desposou Sofia da Lituânia, com quem gerou Basílio II, futuro Príncipe de Moscou. Sucedeu ao seu pai (1389), como Príncipe de Moscou. Manteve o processo de unificação da Rússia e aliou-se à Lituânia (1392).


Idade Média - Ano 1387


Ano 1387

Início do reinado do Rei consorte da Hungria Sigismundo do Luxemburgo

Sigismundo do Luxemburgo. (1368 - 1437). Desposou Maria I (1387). Tornou-se Rei consorte da Hungria (1387). Foi coroado Rei da Germânia (1410) e eleito Sacro Imperador Romano-Germânico pelo Papa Eugênio IV (1433).

O Co-Regente de Nápoles Ladislau I, O Magnâmio é expulso de Nápoles pelas forças do Co-Regente Luis II de Anjou

Morte do Rei de Aragão Pedro IV, O Cerimonioso e início do reinado de João I, O Caçador

João I, O Caçador (Juan I de Aragón, el Cazador). (1350 - 1396). Filho do Rei de Aragão Pedro IV e de Leonor da Sicília. Foi irmão de Martim I, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1387), como Rei de Aragão.  Durante o seu reinado manteve-se em apoio ao Papa de Avinhão. Aliou-se ao reino de Castela (1388), confirmando o tratado com o reino de Navarra.  

Morte do Rei da Noruega Olavo IV (Olavo II da Dinamarca) e início do reinado de Margarida I 

Margarida I (Margarete Valdemarsdatter). (1353 - 1412). Filha do Rei da Dinamarca Valdemar IV e de Helvig de Sonderiylland. Desposou o Rei da Noruega Haakon VI (1363), com quem gerou Olavo IV da Noruega (Olavo II da Dinamarca), futuro Rei da Dinamarca, da Noruega e da Suécia, a quem sucedeu (1387) unindo os três reinos escandinavos sob uma única coroa (União de Kalmar). 

Morte do Rei de Navarra Carlos II, O Mau e início do reinado de Carlos III, O Nobre

Carlos III, O Nobre (Carlos III de Navarra el Noble). (1361 - 1425). Filho do Rei de Navarra Carlos II e de Joana de Valois. Desposou Leonor de Castela (1375), com quem gerou Branca I, futura Rainha de Navarra. Sucedeu ao seu pai (1387) e reatou relações com a França (1404). 


Idade Média - Ano 1386


Ano 1386

Maria I recupera o trono da Hungria

Morte do Rei de Nápoles Carlos III Durazzo e início do reinado de Ladislau I, O Magnâmio

Ladislau I, O Magnâmio (Ladislao il Magnanimo). (1376 - 1414). Filho do Rei de Nápoles Carlos III Durazzo e de Margarida Durazzo. Irmão de Joana II, futura Rainha de Nápoles. Sucedeu ao seu pai (1386), em oposição a Luis II de Anjou, gerando uma guerra civil (1387). Foi expulso de Nápoles pelas forças angevinas. Retornou ao poder (1399) derrotando o Co-Regente Luis II (1390). Conduziu campanha para conquistar os Estados Pontifícios (1405). Invadiu a cidade de Roma (1408). Sofreu oposição da Liga liderada pelas cidades de Florença e Siena e também do Papa Alexandre V, vindo por este, inclusive, a ser excomungado. 


Idade Média - Ano 1385


Ano 1385

A Rainha da Hungria Maria I é deposta pelo Co-Regente de Nápoles Carlos III Durazzo

Morte do Imperador Bizantino Andrônico IV Paleólogo



Idade Média - Ano 1384


Ano 1384

Morte do Teólogo e Reformador Religioso inglês João Wycliffe

João Wycliffe (John Wwycliffe) (1320 - 1384). Professor, teólogo e reformador religioso. É considerado um dos precursores da reforma religiosa na Europa medieval. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês. Defendeu que a igreja deveria retornar à pobreza dos tempos apostólicos. 

Morte do Co-Regente de Nápoles Luis I de Valois e início do reinado de Luis II de Anjou

Luis II de Anjou (Louis II Anjou). (c. 1377 - 1417). Filho do Co-Regente de Nápoles, Luis I e de Maria de Blois. Desposou Iolanda de Aragão (1400), com quem gerou Luis III e Renato de Anjou, futuros Reis de Nápoles. Sucedeu ao seu pai (1384) como Co-Regente de Nápoles, em oposição ao Co-Regente Ladislau I. Assumiu o controle de Nápoles (1387). Foi coroado rei de Nápoles (1389) pelo Papa Clemente VII. Derrotou o Rei Ladislau I na Batalha de Roccasecca (1411). Perdeu o apoio do Papa de Avinhão e foi forçado a retornar à França. 


Idade Media - Ano 1383


Ano 1383

Morte do Imperador Bizantino João VI Cantacuzeno

Morte do Rei de Portugal Dom Fernando I e início do reinado de Dom João I

Dom João I. (1357 - 1433). Filho do Rei de Portugal D. Pedro I e de Teresa Lourenço. Foi irmão paterno de Fernando I, futuro Rei de Portugal e de Beatriz de Portugal. Desposou Filipa de Lencastre (1387), com quem gerou Duarte I, futuro Rei de Portugal. Sucedeu ao seu irmão paterno Fernando I (1383) como Rei de Portugal,em oposição à sua irmã paterna Beatriz de Portugal. Travou batalha contra o reino de Castela, que pretendia anexar Portugal. Conquistou Ceuta, no Norte da África (1415) iniciando a expansão marítima portuguesa. Durante o seu reinado foram descobertas as ilhas da Madeira (1419) e os Açores (1427). 


domingo, 28 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1382


Ano 1382

Morte do Rei da Hungria e Polônia Luis I

Início do reinado de Maria I na Hungria

Maria I. (1371 - 1395). Filha do Rei da Polônia e Hungria Luis I e de Isabel Kotromanic. Foi irmã de Edviges, futura Rainha da Polônia. Sucedeu ao seu pai na Hungria (1382). Foi destronada por seu primo Carlos (1385). Retornou o poder (1386). Com a sua morte extinguiu-se a linhagem húngara da dinastia angevina. 

Início do reinado de Edviges na Polônia

Edviges d´Anjou (Santa Edviges). (1373 - 1399). Filha do Rei da Polônia Luis I e de Isabel Kotromanic. Foi irmã de Maria I, futura Rainha da Hungria. Desposou o Grão-Duque da Lituânia Jogalia (Ladislau II). Sucedeu ao seu pai na Polônia (1382). Tornou-se ativa na gestão política do reino. Estimulou a tradução para o polonês de diversos textos latinos e tornou-se a fundadora da primeira faculdade de Teologia da Polônia (1397). Como a sua morte a Dieta da Polônia elegeria o seu marido para sucedê-la iniciando a dinastia Jaguelônica.

Morte da Rainha de Nápoles e de Jerusalém Joana I e início do reinado de Luis I de Valois

Luis I de Valois (Louis I Anjou). (1339 - 1384). Filha do Rei da França, João II e de Bonne de Luxemburgo. Desposou Maria de Blois, com quem gerou Luis II, futuro Co-Regente de Nápoles. Foi nomeado Conde (1356), e também Duque de Anjou e Touraine (1360). Participou da Batalha de Poitiers (1356). Foi feito prisioneiro dos ingleses pelo tratado de Brétigny (1360). Foi adotado pela Rainha de Nápoles Joana I (1380) vindo a sucedê-la (1382), sob a coroação do Papa de Avinhão Clemente VII, em oposição ao seu primo Carlos III Durazzo. 

Início do reinado do Co-Regente de Nápoles Carlos III Durazzo

Carlos III Durazzo (Charles III Durazzo) (1345 - 1386). Filho do Duque de Durazzo Luis e de Margarida de Sanseverino. Desposou Margaret de Durazzo (1369), com quem gerou Ladislau I de Anjou, futuro Rei de Nápoles e Joana II, futura Rainha de Nápoles. Sucedeu à sua prima Joana I (1382), como Co-Regente de Nápoles, com o apoio do Papa Urbano VI, em oposição a Luis I de Anjou que havia sido adotado pela Rainha Joana I. Depôs a sua prima Maria I (1385) e tornou-se Rei da Hungria. Foi deposto (1386). Invadiu o reino de Nápoles (1376) e aprisionou a Rainha Joana I. 


Idade Média - Ano 1380


Ano 1380

Morte do Rei da França Carlos V de Valois, O Sábio e início do reinado de Carlos VI, O Louco

Carlos VI, O Louco (Charles VI le Fou). (1368 - 1415). Filho do Rei da França Carlos V e de Joana de Bourbon. Desposou Isabel da Baviera (1385), com quem gerou Catarina de Valois, futura Rainha consorte da Inglaterra e Carlos VII, futuro Rei da França. Sucedeu ao seu pai (1380). Passou a sofrer de demência psicótica após o episódio da Travessia da Floresta Du Mans (1392). e teve Luis I de Valois como seu regente. Durante o seu reinado estourou a guerra civil entre os Armanacs e os Borgonheses. Os últimos anos do seu reinado foram marcados pela segunda fase da Guerra dos Cem Anos e pela invasão da França pelo Rei da Inglaterra Henrique V durante a Batalha de Azincourt (1415). 

Morte do Rei da Noruega Haakon VI (Haakon IV da Suécia) e início do reinado de Olavo IV




Idade Média - Ano 1379


Ano 1379

O Imperador Bizantino Andrônico IV Paleólogo é destronado pelos Venezianos

Morte do Rei de Castela Henrique II, O Bastardo e início do reinado de João I

João I (Juan I de Castilla). (1358 - 1390). Filho do Rei de Castela Henrique II e de Juana Manuel de Castela. Desposou Leonor de Aragão (1375), com quem gerou Henrique III, futuro Rei de Castela e Fernando I, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1379) como Rei de Castela. Durante o seu reinado participou ao lado dos franceses em batalhas da Guerra dos Cem Anos contra o reino de Portugal, cujo trono aspirava. 


Idade Média - Ano 1378

Ano 1378

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Carlos VI do Luxemburgo

Com a morte de Carlos VI um novo Imperador Sacro Romano-Germânico somente haveria de ser coroado no ano 1433, pelo Papa Eugênio IV.

Morte do Papa Gregório XI e início do pontificado de Urbano VI

Urbano VI (Urbanus Sextus / Bartolomeo Prignano). (1318 - 1389). Arcebispo de Bari (1377). Sucedeu ao Papa Gregório XI (1378), por pressão da população de Roma. Insultou e ordenou a prisão de vários Cardeais. Sofreu oposição dos Cardeais franceses que declararam sua eleição nula e elegeram Clemente VI, cuja polêmica resultou na chamada Grande Cisma do Ocidente. Excomungou Clemente VI, que mantinha seu pontificado em Avinhão e foi foi por ele também excomungado. 

Início da Grande Cisma do Ocidente

No ano seguinte à decisão do Papa Gregório XI de retornar a sede do papado para a cidade de Roma, o Papa seria sucedido por Urbano VI, um papa italiano que contava com o apoio da população romana. Tal fato fez com que desencadeasse discórdia entre os Cardeais de origem francesa, que se reuniram em conclave para eleger Clemente VII como Papa em Avinhão (Antipapa) iniciando, desta forma, a "Grande Cisma do Ocidente"..

Início do pontificado do Papa (antipapa) Clemente VII em Avinhão

Clemente VII (Roberto de Genebra). (1342 - 1394). Foi eleito Papa (1378), pelos Cardeais de origem francesa em oposição ao Papa de Roma Urbano VI o que daria início à Grande Cisma do Ocidente. Excomungou o Papa Urbano VI e foi por este também excomungado. 


Idade Média - Ano 1377


Ano 1377

A sede do Papado retorna a Roma

O Papa Gregório XI decidiu, por intervenção de Santa Catarina de Siena, retornar a sede do papado para a cidade de Roma, pondo fim ao chamado "Cativeiro da Babilônia".

Morte do Rei da Inglaterra Eduardo III e início do reinado de Ricardo II

Ricardo II Plantageneta (Richard II). (1367 - 1400). Filho do Príncipe de Gales Eduardo Plantageneta e de Joana de Kent. Sucedeu ao seu avô (1377) como Rei da Inglaterra. Entrou em disputa com a família Lancaster liderada por João de Gante e o filho deste Henrique Bollingbroke, futuro Rei da InglaterraEnfrentou uma revolta liderada por camponeses (1381) que enfraqueceu o seu prestígio e poder. Foi deposto por Henrique Bollingbrike (1399). Foi o último Rei inglês da dinastia dos Plantageneta a governar a Inglaterra. Ricardo II é personagem da peça de William Shakespeare "Ricardo II". 

Morte do rei da Sicília Frederico III, O Simples e início do reinado de Maria da Sicília

Maria da Sicília (Marie I). (1363 - 1401). Filho do Rei da Sicília Frederico III e de Constança de Aragão. Desposou Martim, O Jovem (1390), futuro Rei consorte da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1377) como Rainha da Sicília.

Idade Média - Ano 1376


Ano 1376

Os Co-Imperadores Bizantinos João V Paleólogo e Manuel II Paléologo são depostos por Andrônico IV Paleólogo

Andrônico IV Paleólogo. (1348 - 1385). Filho do Imperador bizantino João V Paleólogo e de Helena Cantacuzena. Foi irmão de Manuel II Paleólogo, futuro Co-Imperador bizantino. Desposou Keratsa da Bulgária, com quem gerou João VII Paleólogo, futuro Imperador bizantino. Destronou o seu pai e o seu irmão com a ajuda dos genoveses (1376). Elevou o seu filho João VII Paleólogo a Co-Imperador bizantino (1376), mas foi destronado pelos venezianos (1379).

João VII Paleólogo é elevado a Co-Imperador Bizantino

João VII Paleólogo. (1370 - 1408). Filho do Imperador bizantino Andrônico IV Paleólogo e de Keratsa da Bulgária. Desposou Eugênia Gattilusio, com quem gerou Andrônico V Paleólogo, futuro Co-imperador bizantino. Foi associado a Co-Imperador bizantino (1376). Destronou o seu avô João V Paleólogo (1390), vindo a sucedê-lo. Foi destronado por seu tio Manuel II Paleólogo (1390).

Início do reinado do Co-Regente da Germânia Venceslau IV

Morte do Príncipe da Inglaterra Eduardo Plantageneta, O Príncipe Negro

Eduardo Plantageneta, O Príncipe Negro (Edward of Woodstock, The Black Prince). (1330 - 1376). Filho do Rei da Inglaterra Eduardo III e de Filipa de Hainault. Desposou Joana de Kent, com quem gerou Ricardo II, futuro Rei da Inglaterra. Foi nomeado Duque da Cornualha (1337), Príncipe de Gales (1343) e Príncipe da Aquitânia (1362). Participou da "Guerra dos Cem Anos", contra a França chegando a liderar, com apenas dezesseis anos, um dos corpos de infantaria na Batalha de Crecy (1346). Esteva à frente da Batalha de Poitiers (1356), onde a Inglaterra saiu vitoriosa junto à França.