domingo, 16 de novembro de 2014

Idade Média - Ano 1285

Ano 1285

Morte do Papa Martinho IV e início do pontificado de Honório IV

Honório IV (Honorius Quartus / Giacomo Savelli). (1210 - 1287). Sucedeu ao Papa Martinho IV (1285). 

Morte do Rei da França Filipe III e início do reinado de Filipe IV, O Belo

Filipe IV, O Belo (Philippe IV le Bel). (1268 - 1314). Filho do Rei da França Filipe III e de Isabel de Aragão. Desposou Joana I de Navarra (1284), com quem gerou Luis X; Filipe V e Carlos V, futuros Reis da França e Navarra e Isabel de França, futura Rainha consorte da Inglaterra. Sucedeu ao seu pai (1285), como Rei da França. Participou, sem sucesso, da Cruzada Aragonesa com objetivo de destituir o Rei de Aragão Pedro III do trono da Sicília. Confiscou bens dos banqueiros lombardos e dos abades (1292). Sob o seu reinado ocorreu a supressão da Ordem dos Cavaleiros Templários e a morte do último dos seus Grão-Mestres Jacques de Molay (1314). 

Morte do Rei da Sicília e de Nápoles Carlos I de Anjou e início do reinado de Carlos II, O Coxo

Carlos II, O Coxo (Chaeles II d´Anjou le Boiteux). (1254 - 1309). Filho do Rei da Sicília e de Nápoles Carlos I de Anjou e de Margarida de Borgonha. Desposou Maria da Hungria, com quem gerou Carlos Martel, futuro Rei da Hungria; Branca de Anjou, futura Rainha de Aragão e Leonor de Anjou, futura Rainha da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1285), como Rei da Sicília e Nápoles.

Morte do Rei de Aragão Pedro III, O Grande 

Início do reinado de Afonso III, O Liberal em Aragão

Afonso III, O Liberal (Alfonso III de Aragón el Liberal). (1265 - 1291). Filho do Rei de Aragão Pedro III e da Rainha da Sicília Constança. Foi irmão de Jaime I, O Justo, futuro Rei de Aragão e Sicília; Isabel, futura Rainha consorte de Portugal; Frederico II, futuro Rei da Sicília e Violante, futura Rainha consorte de Nápoles. Sucedeu ao seu pai (1285) no reino de Aragão, dando continuidade à campanha contra as Ilhas Baleares. Conquistou a cidade de Maiorca de Ibiza (1286) e procurou manter o controle do reino de Aragão sobre a Sicília. 

Início do reinado de Jaime I, O Justo na Sicília

Jaime I, O Justo (II de Aragão / Jaime II de Aragón el Justo). (1267 - 1327). Filho do Rei de Aragão Pedro III e da Rainha da Sicília Constança. Foi irmão de Afonso III, O Liberal, futuro Rei de Aragão; Isabel, futura Rainha consorte de Portugal; Frederico II, futuro Rei da Sicília e Violante, futura Rainha consorte de Nápoles. Sucedeu ao seu pai (1285), no reino da Sicília e o seu irmão Afonso III no reino de Aragão (1291). Cedeu o controle da Ilha ao papado em troca de direitos sobre a Córsega e a Sardenha (1295). Assegurou o título de Rei da Sicília (1302). Conquistou a Córsega e a Sardenha, incorporando-as ao reino de Aragão (1325). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.