sábado, 6 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 925

Ano 925

Hugo de Arles é eleito Rei da Itália

Hugo de Arles. (c. 887 - 948) Filho do Conde de Arles Teobaldo e de Berta da Lotaríngia. Desposou Alda, com quem gerou Lotário, futuro Co-Regente da Itália. Foi também o pai de Berta futura Imperatriz de Bizâncio. Tornou-se Conde de Arles e Vienne além de Conselheiro do Imperador do Ocidente Luis III durante o exílio deste na Itália (905). Tornou-se Duque da Provença (911). Invadiu a Lombardia (923). Tornou-se Rei da Itália (925), com apoio dos partidários do Imperador Berengário I, em oposição ao Rei Rodolfo II da Borgonha, a quem expulsou (926). Coroou o seu filho Lotário como Co-Regente da Itália (931). Celebrou tratado com Rodolfo II da Borgonha (933), fazendo-o abandonar suas pretensões sobre a Itália em troca da Baixa Borgonha (Provença). Manteve relações amistosas com o Império Bizantino. Expulsou Berengário de Ivrea da Itália (941), mas foi por ele derrotado em batalha (945). Foi deposto, mantendo, todavia, o título de Rei da Itália. 

Morte do Rei de Pamplona Sancho Garcês I e início do reinado de Garcia Sanches I

Garcia Sanches I. (919 - 970). Filho do Rei de Pamplona Sancho Garcês I e de Toda Aznares. Foi irmão de Onneca Sanches, de Urraca Sanches e de Sancha Sanches, futuras Rainhas consortes de Leão. Desposou Andregota Galindez com quem gerou Sancho Garcés II, futuro Rei de Pamplona. Sucedeu ao seu pai (925), sob a tutela do seu tio Jimeno Garcés.  Aliou-se às tropas asturianas e galegas na Batalha de Simancas (939), vencendo o Emir de Córdova e o Califa de Andalus Adderramão III. Tomou parte nas disputas entre o Condado de Castela e o reino de Leão (961). Formou aliança cristã contra Alhaken II, mas foi derrotado pelos muçulmanos.

Morte do Rei das Astúrias, de Leão e Galiza Fruela II e início do reinado de Afonso Froilaz 

Afonso Froilaz. (? - c. 932) Filho do Rei das Astúrias, de Leão e Galiza Fruela II e de Nunulo. Sucedeu ao seu pai (925). Foi destronado (926) por seus primos Sancho Ordonhes, Afonso IV, O Monge e Ramiro, tendo que se refugiar nas Astúrias e posteriormente na Galiza, quando foi feito prisioneiro (932), pelo então Rei de Leão Ramiro II.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.