sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 910

Ano 910

O Rei da Ânglia Oriental Guthrum II rompe o tratado de paz com Wessex

As principais forças de Wessex e de Kent já haviam sido enviadas pelo Rei Eduardo, O Velho e os Dinamarqueses da Ânglia Oriental liderados por Guthrum II foram derrotados. O exército viking na Nortumbria nunca mais se recuperaria da batalha e os Midlands e a Ânglia Oriental dinamarquesa ficariam abertos à conquista inglesa.

Fundação da Abadia de Cluny

A Abadia de Cluny localizada na Borgonha foi construída no século X e exerceu profunda influência na cristandade dos séculos posteriores, inclusive além de suas fronteiras. Criada para expiar os pecados de sua juventude e assegurar sua salvação no mundo vindouro. O homem escolhido para liderar a comunidade foi Berno, que descendia da nobreza burgúndia e era, na época, o Abade de Baune. 

Morte do Rei das Astúrias Afonso III, O Grande

Com a morte do Rei Afonso III o reino das Astúrias é dividido entre seus filhos Garcia I, que se tornaria o primeiro Rei de Leão; Ordonho III, que se tornaria o primeiro Rei da Galiza e Fruella II, que continuaria o reinado do seu pai na região das Astúrias. 

Início do reinado de Fruella II, O Leproso no Reino das Astúrias

Fruela II (Fruela II de León, El Leproso). (c. 874 - 925). Filho do Rei das Astúrias Afonso III, O Grande e de Jimena Garcés de Pamplona. Foi irmão de Garcia I, futuro Rei de Leão e de Ordonho II, futuro Rei da Galiza e de Leão. Desposou Urraca e Nomila Jimenes, com quem gerou Afonso Froillaz, futuro Rei de Leão e Galiza. Sucedeu ao seu pai nas Astúrias (910), estabelecendo a sua capital em Oviedo. Sucedeu ao seu irmão Ordonho II (924) como Rei de Leão e Galiza, em oposição aos filhos deste. Apoiou o Rei de Pamplona Sancho Garcês (924) na sua luta contra os muçulmanos.

Início do reinado de Garcia I no Reino de Leão

Garcia I (Garcia I de León). (c. 871 - 914). Filho do Rei das Astúrias Afonso III, O Grande e de Jimena Garcés de Pamplona. Foi irmão de Ordonho II, futuro Rei de Leão e Galiza e de Fruella II, futuro Rei das Astúrias, Leão e Galiza. Sucedeu ao seu pai no reino de Leão (910), tornando-se o seu primeiro Rei. 

Início do reinado de Ordonho II no Reino da Galiza

Ordonho II (Ordoño II de León). (c. 873 - 924). Filho do Rei das Astúrias Afonso III, O Grande e de Jimena Garcés de Pamplona. Foi irmão de Garcia I, futuro Rei de Leão e de Fruella II, futuro Rei das Astúrias, Leão e da Galiza. Desposou Elvira Mendes de Coimbra, com quem gerou Sancho Ordonhes, futuro Rei da Galiza, além de Afonso IV e Ramiro II, futuros Reis de Leão. Sucedeu ao seu pai no reino da Galiza (910), tornando-se o seu primeiro Rei. Liderou expedição contra os muçulmanos ao Sul da Península Ibérica (910). Sucedeu ao seu irmão Garcia I no reino de Leão (914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.