domingo, 21 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1035


Ano 1035

Morte do Rei da Inglaterra e Dinamarca Canuto, O Grande

Início do reinado de Haroldo I, Pé de Lebre na Inglaterra

Haroldo I, Pé de Lebre (Harold Herefoot / Harald Harefot). ( c. 1016 - 1040). Filho do Rei da Inglaterra, Dinamarca e Noruega Canuto, O Grande e de Elfgifu de Northampton. Foi irmão paterno de Canuto (Hardcanuto), futuro Rei da Inglaterra e Dinamarca. Sucedeu ao seu pai na Inglaterra (1035), com apoio dos nobres, após afastar o seu irmão paterno e herdeiro direto ao trono. Durante o seu reinado os filhos do Rei inglês Ethelred II retornaram à Inglaterra após longo exílio para reivindicarem o trono inglês. 

Início do reinado de Canuto III na Dinamarca

Canuto III da Dinamarca (Canuto II da Inglaterra /Harthacnut III/Hardeknut III). (c.1018 - 1042). Filho do Rei da Inglaterra, Dinamarca e Noruega Canuto, O Grande e de Ema da Normandia. Foi irmão materno de Eduardo, O Confessor, futuro Rei da Inglaterra e irmão paterno de Haroldo I, Pé de Lebre, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu pai na Dinamarca (1035) e ao seu irmão Haroldo I na Inglaterra (1040). O seu falecimento, sem herdeiros, pôs fim ao domínio dinamarquês sobre a Inglaterra.

Início do reinado do Rei da Noruega Magno I

Magno I (Magnus den Gode). (c. 1024 - 1047). Filho do Rei da Noruega Olavo II, O Santo e de Astrid Olofsdotter. Foi exilado (1028) e posteriormente chamado de volta pelos nobres, após a morte do Rei Canuto, O Grande, a quem sucedeu na Noruega (1035). Sucedeu também ao Rei da Dinamarca Canuto III (1042), em oposição ao seu sobrinho Svend Estridsen, que se tornou seu Vice-Rei. Foi forçado a dividir o reino da Noruega com o seu tio Haroldo III (1046). 

Morte do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande e início do reinado de Garcia Sanchez III, O Najera

Garcia Sanchez III, O Najera. (1016 - 1054). Filho do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande e de Muniadona de Castela. Foi irmão de Fernando I, O Magno futuro Rei de Leão e Castela e irmão paterno de Ramiro I, futuro Rei de Aragão. Desposou Estefania de Foix (1038) com quem gerou Sanho IV Garcés, futuro Rei de Pamplona. Sucedeu ao seu pai (1035) e venceu ao seu irmão Ramiro I em Tafalla (1043). Aproveitou da fraqueza do reino de Taifa e aumentou os seus domínios. Ajudou o seu irmão Fernando na Batalha de Tamarón (1037), contra o Rei de Leão Bermudo III. 

Início do governo de Ramiro I no Condado de Aragão

Ramiro I. (Aibar, Navarra, 1015 - Batalha de Graus, 1063). Filho do rei de Pamplona Sancho Garcés III e de Sancha de Aibar. Foi irmão paterno de Garcia Sanchez III, O Najera, futuro rei de Navarra e de Fernando I, futuro rei de Leão e Castela. Desposou Gisberge de Bigorre (1035), com quem gerou Sancho I, futuro rei de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1035) no condado de Aragão, tornando-se o seu primeiro rei. Lutou contra o seu irmão Garcia Sanchez III vindo por ele a ser derrotado em Tafalla (1043).  

Morte do Duque da Boêmia  Jaromir




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.