domingo, 31 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 887

Ano 887

O Conde de Paris Odo I contém o avanço dos Vikings na região da Borgonha

Odo I (Eudes I) (c. 860 - 898). Filho do Conde de Anjou Roberto, O Forte e de Ema da Argovia. Foi irmão de Roberto I, futuro Rei dos Francos (usurpador). Resistiu ao cerco dos normandos que tentavam conquistar a cidade de Paris. Por sua bravura foi escolhido pelos Francos para suceder o Imperador do Ocidente Carlos, O Gordo (887). em oposição a Carlos III, O Simples.  

O Imperador do Ocidente Carlos, O Gordo é deposto do governo dos Francos Ocidentais

Início do reinado de Arnulfo da Caríntia na Baviera

Arnulfo da Caríntia (Arnulph). (851 - 899). Filho do Rei da Itália e da Baviera Carlomano I e de Litwind, Desposou Ota da Baviera, com quem gerou Luis IV, A Criança, futuro Rei dos Francos Orientais. É o pai de Zwentibold, futuro Rei da Lotaríngia. Lutou contra os vikings na Batalha de Leuven. Depôs o seu tio, o Imperador do Ocidente Carlos, O Gordo (887), sucedendo-lhe na Baviera. Não obteve o reconhecimento entre os nobres locais que terminaram por fundar pequenos reinos, desintegrando o Império Carolíngio.  Apoiou o Papa Formoso contra o Rei da Itália Guido de Spoleto (894). Foi coroado imperador do ocidente (896), em oposição a Lamberto II de Spoleto. É conhecido como o último Imperador da Dinastia Carolíngia.

Morte do Rei da Provença Bosão da Provença e início do reinado de Luis III, O Cego

Luis III, O Cego (Louis III, l´Aveugle). (c. 880 - 928). Filho do Rei da Provença Bolsão da Provença e de Ermengarda da Provença. Sucedeu ao seu pai no reino da Provença (887). Derrotou o Rei da Itália Berengário I (900). Foi coroado Imperador do Ocidente (901), pelo Papa Bento IV. Derrotado pelo Rei da Itália Berengário I (902 e 905), quando foi novamente vencido, capturado e cegado.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.