sábado, 26 de julho de 2014

Idade Média - Ano 695

Ano 695

O Imperador Bizantino Justiniano II é deposto por seu general Leôncio

Leôncio (Leão). (? - 706) General do exército bizantino. Foi nomeado Estratego do Thema Anatólico durante o governo do Imperador Constantino IV. Repeliu os árabes da Geórgia e da Armênia (686). Invadiu o Azerbaijão e a Abânia. Foi derrotado pelos árabes durante a Batalha de Sebastópolis (692). Foi feito prisioneiro a mando do Imperador Justiniano II. Foi libertado para assumir o comando da Thema Heládico. Organizou revolta e depôs o Imperador Bizantino Justiniano II, não sem antes cortar-lhe o nariz (695). Seu governo demonstrou-se impopular. Foi deposto pelo exército bizantino e também mutilado (698). Foi aprisionado em Constantinopla por Tibério II e executado, após a restauração do governo de Justiniano II.

Grimoaldo II, O Moço assume a Prefeitura do Palácio do reino Franco da Nêustria. 

Grimoaldo II, O Moço (Grimoald de Herstal). (c. 695 - 714). Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Pepino de Herstal (Pepino II) e de Plectrude. Foi irmão de Drogo, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Borgonha e irmão paterno de Carlos Martel, futuro Prefeito de todos os palácios do reino franco. Desposou Teodesina, com quem gerou Teodoaldo, futuro Mordomo do Palácio da Nêustria e da Austrásia. Foi associado por seu pai ao cargo de Prefeito do Palácio da Nêustria (695). 

Drogo assume a Prefeitura do Palácio do reino franco da Borgonha

Drogo (Drogon). (c.670 - 708) Filho do Prefeito dos Palácios de todo o reino franco Pepino de Herstal (Pepino II) e de Plectrude. Foi irmão de Grimoaldo II, O Moço, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria e irmão paterno de Carlos Martel, futuro Prefeito de todos os Palácios do reino franco. Foi associado por seu pai ao cargo de Prefeito do Palácio da Borgonha (695). 

Morte do Rei dos Francos Clóvis IV e início do reinado de Childeberto III, O Justo

Childeberto III, O Justo (Childebert III). (c. 683 - 711). Filho do Rei dos Francos Teodorico III e de Clotilde de Herstal. Foi irmão de Clóvis IV e de Clotário IV, futuros Reis dos Francos. Desposou Ermenchilde (697), com quem gerou Dagoberto III, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu irmão Clóvis IV (695) na Austrásia. É considerado um dos Reis fantoches do Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino de Herstal. Após a sua morte, o Sul da Gália se tornaria independente

Morte do Khan da Bulgária Asparukh e início do reinado de Tervel

Tervel. (? - 721) Filho do Khan da Bulgária Asparukh, a quem sucedeu (695). Desposou Anastácia de Bizâncio, com quem gerou Telerig, futuro Khan da Bulgária. Apoiou o Imperador Bizantino Justiniano II a recuperar o trono ocupado por Leôncio. Recebeu de Bizâncio concessões territoriais no Noroeste da Trácia Bizantina, bem como o título de "César" sendo o primeiro estrangeiro a receber tal honraria. Rompeu o acordo com os bizantinos vencendo-os na Batalha de Anquialo (708). Apoiou o imperador bizantino Leão III durante a invasão de Constantinopla pelos árabes (718), o que lhe valeu o título de "Salvador da Europa".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.