sábado, 26 de julho de 2014

Idade Média - Ano 700


Ano 700

Morte do Rei dos Lombardos Cuniberto e início do reinadao de Liutberto

Liutberto. (? - 702). Filho do Rei dos Lombardos Cuniberto, a quem sucedeu (700), sob a regência do Duque de Asti. Foi deposto (701), pelo Duque de Turim Reginberto. Tentou retomar o poder (701), após a morte do usurpador Reginberto. Foi derrotado por Ariberto II (701). 

Idade Média - -Ano 698

Ano 698

O Imperador Bizantino Leôncio é deposto por Tibério III

Tibério III (Apsimar). (? - 705). Oficial germânico do exército bizantino. Foi eleito Comandante pelas tropas de Cartago. Organizou o cerco a Constantinopla que terminaria por depor e a mutilar o Imperador Leôncio (698). Durante o seu governo atacou o Califado Omíada (701). Foi deposto por Justiniano II (705), que ordenaria a sua execução nesse mesmo ano


Idade Média - Ano 696

Ano 696

Os Muçulmanos tomam a cidade de Cartago, ao Norte da África

Morte do Rei dos Pictos Taran e início do reinado de Bridei Mac der-Ilei.

Bridei Mac der-Ilei. (? - 706) Irmão de Nechtan Mac der Ilei, futuro Rei dos pictos. Sucedeu ao Rei dos pictos Taran (696). 


Idade Média - Ano 695

Ano 695

O Imperador Bizantino Justiniano II é deposto por seu general Leôncio

Leôncio (Leão). (? - 706) General do exército bizantino. Foi nomeado Estratego do Thema Anatólico durante o governo do Imperador Constantino IV. Repeliu os árabes da Geórgia e da Armênia (686). Invadiu o Azerbaijão e a Abânia. Foi derrotado pelos árabes durante a Batalha de Sebastópolis (692). Foi feito prisioneiro a mando do Imperador Justiniano II. Foi libertado para assumir o comando da Thema Heládico. Organizou revolta e depôs o Imperador Bizantino Justiniano II, não sem antes cortar-lhe o nariz (695). Seu governo demonstrou-se impopular. Foi deposto pelo exército bizantino e também mutilado (698). Foi aprisionado em Constantinopla por Tibério II e executado, após a restauração do governo de Justiniano II.

Grimoaldo II, O Moço assume a Prefeitura do Palácio do reino Franco da Nêustria. 

Grimoaldo II, O Moço (Grimoald de Herstal). (c. 695 - 714). Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Pepino de Herstal (Pepino II) e de Plectrude. Foi irmão de Drogo, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Borgonha e irmão paterno de Carlos Martel, futuro Prefeito de todos os palácios do reino franco. Desposou Teodesina, com quem gerou Teodoaldo, futuro Mordomo do Palácio da Nêustria e da Austrásia. Foi associado por seu pai ao cargo de Prefeito do Palácio da Nêustria (695). 

Drogo assume a Prefeitura do Palácio do reino franco da Borgonha

Drogo (Drogon). (c.670 - 708) Filho do Prefeito dos Palácios de todo o reino franco Pepino de Herstal (Pepino II) e de Plectrude. Foi irmão de Grimoaldo II, O Moço, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria e irmão paterno de Carlos Martel, futuro Prefeito de todos os Palácios do reino franco. Foi associado por seu pai ao cargo de Prefeito do Palácio da Borgonha (695). 

Morte do Rei dos Francos Clóvis IV e início do reinado de Childeberto III, O Justo

Childeberto III, O Justo (Childebert III). (c. 683 - 711). Filho do Rei dos Francos Teodorico III e de Clotilde de Herstal. Foi irmão de Clóvis IV e de Clotário IV, futuros Reis dos Francos. Desposou Ermenchilde (697), com quem gerou Dagoberto III, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu irmão Clóvis IV (695) na Austrásia. É considerado um dos Reis fantoches do Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino de Herstal. Após a sua morte, o Sul da Gália se tornaria independente

Morte do Khan da Bulgária Asparukh e início do reinado de Tervel

Tervel. (? - 721) Filho do Khan da Bulgária Asparukh, a quem sucedeu (695). Desposou Anastácia de Bizâncio, com quem gerou Telerig, futuro Khan da Bulgária. Apoiou o Imperador Bizantino Justiniano II a recuperar o trono ocupado por Leôncio. Recebeu de Bizâncio concessões territoriais no Noroeste da Trácia Bizantina, bem como o título de "César" sendo o primeiro estrangeiro a receber tal honraria. Rompeu o acordo com os bizantinos vencendo-os na Batalha de Anquialo (708). Apoiou o imperador bizantino Leão III durante a invasão de Constantinopla pelos árabes (718), o que lhe valeu o título de "Salvador da Europa".


Idade Média - Ano 694

Ano 694

O Co-regente de Essex Sebbi abdica o trono em favor de Sigeheard e de Swaefred

Sigeheard. (? - 709) Filho do Rei de Essex Sebbi, Foi irmão de Swaefred, futuro Co-Regente de Essex e de Swithred, futuro Rei de Essex. Foi também pai de Offa, futuro Rei de Essex. Sucedeu ao seu pai (694), como Rei de Essex, em conjunto com o seu irmão Swaefred. 

Swaefred. (? - 709) Filho do Rei de Essex Sebbi, Foi irmão de Sigeheard, futuro Co-Regente de Essex e de Swithred, futuro Rei de Essex. Sucedeu ao seu pai (694), como Rei de Essex, em conjunto com o seu irmão Sigeheard. 

Os Árabes conquistam a Armênia


Idade Média - Ano 693

Ano 693

Batalha de Sebastópolis

O General Bizantino Leôncio é derrotado pelos árabes, e como consequência tem sua prisão ordenada pelo Imperador Bizantino Justiniano II.


Idade Média - Ano 692

Ano 692.

Conclusão da construção da Mesquita do Domo da Rocha em Jerusalém

Morte do Rei dos Pictos Bridei III e início do reinado de Taran

Taran. (? - 696) Sucedeu ao Rei dos pictos Bridei III (692). 


Idade Média - Ano 691


Ano 691

Morte do Rei dos Francos Teodorico III e início do reinado de Clóvis IV

Clóvis IV. (c. 682 - 695) Filho do Rei dos Francos Teodorico III e de Clotilde de Herstal. Foi irmão de Childeberto III, O Justo e de Clotário IV, ambos futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu pai (691), aos nove anos de idade. É considerado um dos Reis fantoches do Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino II. 


domingo, 20 de julho de 2014

Idade Média - Ano 690


Ano 690

Wu Zetian usurpa o trono do império Chinês.

Wu Zetian. (? - ?) Única mulher a ocupar o trono do Império Chinês

Morte do Co-Regente de Kent Oswine e início do governo de Withred

Withred. (c. 670 - 725) Filho do Rei de Kent Ecgberht. Foi irmão de Eadric, futuro Rei de Kent. Foi pai de Aethelberht II, de Eadberht I e de Aelfric, futuros Reis de Kent. Sucedeu ao Co-Regente de Kent Oswine (690). Governou o reino em conjunto com Swaefheard. Celebrou a paz com os saxões ocidentais. Tornando-se Rei único de Kent (694). 

Morte do Rei da Bulgária Batbayan 

Idade Média - Ano 689


Ano 689

Morte do Rei de Wessex Caedwalla





Idade Média - Ano 688


Ano 688

O Imperador Bizantino Justiniano II derrota os Búlgaros na Macedônia.

Com a vitória sobre os búlgaros o Império Bizantino recupera a Tessalônica, segunda maior cidade bizantina na Europa. 

O Rei de Wessex Caedwalla abdica em favor de Ine

Ine. (? - ? ) Filho do Rei Cenred. Foi irmão de Cuthburh, futura Rainha consorte da Nortumbria. Sucedeu ao Rei de Wessex Caedwalla (688), após a abdicação deste. Não conseguiu manter os domínios de Wessex conquistados por seu sucessor. Perdeu os reinos de Kent, Sussex e Essex. Ficou conhecido por ter elaborado o primeiro código de leis saxão fora do reino de Kent (694). Durante o seu reinado foram fundados os primeiros conventos do oeste saxão. Celebrou tratado de paz com o reino de Kent. Lutou contra os mercianos durante a Batalha de Barrow Woden (715). Abdicou ao trono (726).

Morte do Co-Regente dos Lombardos em Milão Bertário




Idade Média - Ano 687


Ano 687

Batalha de Terry

O Prefeito do Palácio Pepino de Herstal (Pepino II) derrota o Rei dos Francos Teodorico III, e unifica os reinos da Nêustria/Borgonha e Austrásia.

Morte do Rei de Kent Mul e início dos reinados de Swaefheard, de Swaefberht e de Oswine

Swaefheard. (? - 694) Filho do Rei de Essex Sebbi. Sucedeu ao Rei de Kent Mul (687) em conjunto com Swaefberht, e Oswine. 

Swaefberht. (? - ? ) Sucedeu ao Rei de Kent Mul (697) em conjunto com Swaefheard e Oswine.

Oswine. (? - 690) Sucedeu o Tei de Kent Mul (687) em conjunto com Swaefheard e Swaefberht. 

Morte do Rei dos Visigodos Vamba

Morte do Rei dos Visigodos Ervígio e início do reinado de Égica

Égica (Flavio Egica). (c. 610 - 702). Foi pai de Vitiza, futuro Rei dos visigodos. Sucedeu ao seu sogro, o Rei dos Visigodos Ervígio (687). Convocou o XV Concílio de Toledo e o Sínodo de Bispos em Saragoça (691). Não conseguiu evitar confrontos com a nobreza e o clero. Teve que lidar com os rebeldes que colocaram Suniefredo no trono visigodo (692). Retomou o poder sobre Toledo e convocou o XVI Concílio (693). Modificou a legislação anterior (Código de Recesvinto), com o objetivo de consolidar o seu poder. Editou várias normas contra os judeus que foram ratificadas no XVII Concílio de Toledo. Nomeou o seu filho sucessor e lhe conferiu os governos da Suévia e da Galécia, 

Morte do Papa Cónon e início do pontificado de Sérgio I

Sérgio I (Sergius I). (c.650 - 701). Sucedeu ao Papa Cónon (687), após a convivência dos Antipapas Pascoal I e Teodoro II. Ao contrário do seu antecessor não cedeu às pressões do Imperador Bizantino Justiniano II. Introduziu o canto do "Agnus Dei", na liturgia da missa. Foi deposto e, posteriormente exilado.


Idade Média - Ano 686


Ano 686

O Rei de Wessex Caedwalla vence o Rei de Kent Eadric em batalha.

Como consequência da vitória, o Rei de Wessex Caedwalla associa o seu irmão Mul ao trono do reino de Kent. 

Início do reinado do rei de Kent Mul

Mul. (? - 687) Filho do Rei saxão ocidental Coenberht. Foi irmão de Caedwalla, futuro Rei de Wessex. Tornou-se Rei de Kent, após o seu irmão ter deposto o Rei Eadric (686).  

Morte do Papa João V e início do pontificado de Cónon

Cónon. (c. 630 - 687) Sucedeu ao Papa João V (686). 



Idade Média - Ano 685


Ano 685

Morte do Rei de Wessex Centwine e início do reinado de Caedwalla

Caedwalla. (c. 659 - 689). Filho do Rei saxão ocidental Coenberth. Sucedeu ao Rei de Wessex Centwine (685). Conquistou o Sussex e a Ilha de Wright bem como o reino de Kent. Instalou o seu irmão Mul como regente (686). Abdicou (688), para peregrinar a Roma. 

Fim do reinado do Rei de Kent Hlothhere e início do reinado de Eadric

Eadric. (? - 687) Filho do Rei de Kent Ecgberht I. Foi irmão de Wihtred, futuro Rei de Kent. Tornou-se Co-Regente de Kent juntamente com o seu tio Hlothhere. Tornou-se Rei único de Kent (685). Enfrentou invasão dos saxões ocidentais sob o comando do Rei de Wessex Caedwalla. Foi destronado (686).

Morte do Papa Bento II e início do pontificado de João V

João V (Ioannes Quintus). (635 - 686). Sucedeu ao Papa Bento II (685).

Morte do Imperador Bizantino Constantino IV

Morte do Rei da Nortumbria Ecgfrith e início do reinado de Aldfrith

Aldfrith. (? - 704) Filho do Rei da Nortumbria Oswiu e de Fin. Foi irmão de Ealhflaed, futura Rainha consorte de Mércia. Foi também irmão paterno de Osthryth, futura Rainha consorte de Mércia, de Aelfwine, futuro Rei da Deira e de Ecgfrith, futuro Rei da Nortumbria, a quem sucedeu (685). Desposou Cuthburh de Wessex, com quem gerou Osred e Osric, futuros Reis da Nortumbria. Seu reinado é considerado o início da idade do ouro da Nortumbria. 

Morte do Califa Omíada Marwan I e início do califado de Abd el-Melek

Abd el-Melek. (646 - 705). Filho do Califa Omíada Marwan I, a quem sucedeu (685). Foi pai de Al-Walid I, de Sulayman, de Yazid II e de Hisham, futuros Califas Omíadas. Derrotou o Governador de Hejaz Abdullah ibn al-Zubayr (692). A ele é atribuído a construção do Domo da Rocha em Jerusalém.


Idade Média - Ano 684


Ano 684

Início do pontificado do Papa Bento II

Bento II (Benedictus Secundus). (635 - 685) Sucedeu ao Papa Leão II (684). Conseguiu que os Imperadores Bizantinos aceitassem a eleição dos Papas sem a posterior confirmação de Constantinopla. 

Fim do governo do Califa Omíada Muawiya II e início do califado de Marwan I

Marwan I. (683 - 685). Filho de Hakan ibn Wa´il. Sucedeu ao Califa Omíada Muawiya II (684), após a abdicação deste, iniciando a linhagem dos Hakam. Foi o pai de Abd el-Melek, futuro Califa Omíada. Seu reinado foi marcado pela guerra civil entre os omíadas e pela luta contra Ibn al- Zubayr.   


Idade Média - Ano 683


Ano 683

Fim do reinado do Co-Regente de Essex Sighere

Morte do Papa Leão II

Morte do Califa Omíada Yazid I e início do califado de Muawiya II

Muawiya II. (661 - 684). Filho do Califa Omíada Yazid I, a quem sucedeu (683), sob oposição de Ibn al-Zubayr. Abdicou (684). 



domingo, 13 de julho de 2014

Idade Média - Ano 682


Ano 682

Início do pontificado do Papa Leão II

Leão II (Leo Secundus). (611 - 682). Sucedeu ao Papa Agatão (682). Durante o seu pontificado estabeleceu-se a dependência da Santa Sé de Ravena da de Roma. Aprovou os atos do Terceiro Concílio de Constantinopla sobre a condenação do monotelismo. 

Idade Média - Ano 681


Ano 681

O Imperador Bizantino Constantino IV é forçado a reconhecer a constituição do estado Búlgaro na Mésia

Além de reconhecer a constituição do Estado Búlgaro, o Imperador Constantino IV é obrigado a pagar tributo para evitar mais incursões na Trácia bizantina.

Justiniano II é elevado a Co-Imperador Bizantino

Justiniano II. (669 - 711). Filho do Imperador Bizantino Constantino IV e de Anastasia. Desposou Eudóxia, com quem gerou Anastasia, futura Imperatriz Búlgara. Desposou também Teodora da Cazária, com quem gerou Tibério, futuro Co-Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador Bizantino por seu pai (681). Tornou-se Imperador único (685), o último da Dinastia Heracliana.  Venceu os árabes na Armênia e recuperou o controle sobre a ilha de Chipre. Reconquistou os territórios nos Bálcãs junto aos eslavos. Derrotou os búlgaros na Macedônia, tomando a Tessalônica (688). Perdeu a Armênia para os árabes (694). Ordenou a prisão do Papa Sérgio I. Foi deposto pelo General Bizantino Leôncio (695), e exilado na Criméia (695). Regressou a Constantinopla e recuperou o trono (705), com o apoio dos búlgaros. Ordenou a execução do usurpador Leôncio e também de Tibério. Invadiu a Bulgária (708). Foi derrotado pelos árabes (709). Foi destronado pelo General Bardanes (Filípico) (711). 

Morte do Papa Agatão




idade Média - Ano 680


Ano 680

O Imperador Bizantino Constantino IV convoca o Terceiro Concílio de Constantinopla

Durante o Concílio de Constantinopla reafirmaram-se as doutrinas ortodoxas do Concílio da Calcedônia, resolvendo-se a questão do monoteísmo conveniente à paz interna do império.

Pepino de Herstal assume o cargo de Mordomo do Palácio do Reino Franco da Austrásia

Pepino de Herstal (Pépin de Herstal). (c. 645 - 714). Neto de Pepino de Landen (Pepino I, O Velho). Desposou Plectude, com quem gerou Drogo, futuro Prefeito do Palácio da Borgonha e Grimoaldo II, futuro Prefeito do Palácio da Nêustria. Manteve relacionamento com Alpaide, com quem gerou Carlos Martel, futuro Prefeito dos Palácios do reino franco. Assumiu o cargo de Mordomo do Palácio do reino franco da Austrásia (680), da Nêustria e Borgonha (687). Combateu o Prefeito da Nêustria Ebroin. Lutou contra o Rei dos Francos Teodorico III, derrotando-o na Batalha de Tertry (687). 

Os Búlgaros comandados pelo Imperador Asparukh vencem os Bizantino na Batalha de Ongala.

O Rei dos Visigodos Vamba é deposto por Ervígio

Ervígio. (? - 687) Depôs e sucedeu ao Rei dos Visigodos Vamba (687). Seu reinado ficou conhecido pela perseguição aos judeus. .

Morte do Califa Omíada Muawiya I e início do califado de Yazid I

Yazid I. (645 - 683)  Filho do Califa Omíada Muawiya I, a quem sucedeu (680). Sofreu oposição das províncias muçulmanas governadas por Abd Allah ibn al-Zubayr. 


Idade Média - Ano 679


Ano 679

Morte do Rei da Deira Aelfwine

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Dagoberto II e início do reinado de Teodorico III

Com a morte do Rei Dagoberto II. Teodorico III torna-se o Rei de todos os francos. 


Idade Média - Ano 678


Ano 678

Batalha de Silaeum

Os bizantinos empregariam o fogo grego pela primeira vez na história para destruir a frota árabe que sitiava a cidade de Constantinopla. Os árabes se retiraram e foram posteriormente derrotados em terra, na Lícia. O Califa Omíada aceitaria como condição de paz abandonar as ilhas do Mar Egeu recentemente conquistadas e a pagar tributo anual ao Imperador Bizantino Constantino IV.

Início do reinado do Co-Regente dos Lombardos Cuniberto

Cuniberto (Cuniperto). (? - 700). Filho do Rei dos Lombardos Bertário. Foi o pai de Liutberto, futuro Rei dos Lombardos. Tornou-se Co-Regente dos Lombardos (678), e Rei único (688). Foi deposto por Alagísio que o isolou na Ilha de Como. Recuperou o poder (689) com a ajuda dos Piamonteses. Enfrentou inúmeras insurreições incluindo a do Duque de Friuli Ausfrido. Foi o primeiro monarca lombardo a cunhar moedas com a sua imagem

Morte do Papa Dono e início do pontificado de Agatão.

Agatão (Agatho). (c.620 - 681). Sucedeu ao Papa Dono (678). Condenou o monotelismo e opôs-se aos abusos imperiais. É o autor do juramento papal e o seu pontificado ficou marcado pelo fim da polêmica com o Imperador Bizantino sobre o monotelismo. 


Idade Média - Ano 677


Ano 677

Novo cerco Árabe à cidade de Constantinopla.


Idade Média - Ano 676


Ano 676

Morte do Rei de Wessex Aescwine e início do reinado de Centwine

Centwine. (? - 688) Supostamente filho do Rei de Wessex Cynegils. Foi irmão de Cwichelm e de Cenwalh, este futuro Rei de Wessex. Sucedeu ao Rei de Wessex Aescwine (676). Venceu ao menos três batalhas contra a Cornualha. Abdicou ao trono (685) para seguir uma vida monástica. 

Morte do Papa Adeodato II e início do pontificado de Dono

Dono (Donus). (? - 678) Sucedeu ao Papa Adeodato II (676), interrompendo o cisma de Ravena. Ficou conhecido como um construtor e reparador de igrejas. 

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Clóvis III e início do reinado de Dagoberto II

Dagoberto II (Dagobert II). (c. 650 - 679) Filho do Rei dos Francos Sigeberto III e de Chimnechilde. Teve por irmão adotivo Childeberto III, O Adotado, futuro Rei dos Francos. Foi afastado da sucessão pelo Prefeito do Palácio Grimoaldo, O Velho, que fez do seu filho Childeberto III o novo Rei. Foi enviado a um monastério na Irlanda (c.676). Retornou à Austrásia para suceder ao Rei dos Francos Clóvis III. Faleceu sem deixar descendentes masculinos. 


Idade Média - Ano 675


Ano 675

Morte do Rei da Mércia Wulfhere e início do reinado de Aethelred

Aethelred. (? - ?) Filho do Rei da Mércia Penda e de Cynewise. Foi irmão de Penda e de Wulfhere, futuros Reis da Mércia e de Cyneburh, futura Rainha da Deira. Desposou a Princesa da Nortumbria Osthryth, com quem gerou Ceolred e Ceolwald. Sucedeu ao seu irmão Wulfhere (675). Invadiu o reino de Kent (676) e destruiu a cidade de Rochester. Derrotou o seu cunhado, o Rei da Nortumbria Ecgfrith durante a Batalha de Trent (679). Ficou conhecido por sua piedade e religiosidade. Doou inúmeras terras para a igreja e abdicou em favor do seu filho Ceolred (704).

Morte do Rei dos Francos Childerico II

Início do reinado do Rei dos Francos na Austrásia Clóvis III

Clóvis III. (? - 676) Sucedeu ao Rei dos Francos Childerico II na Austrásia (675) com apoio da nobreza local em oposição a Dagoberto II. 

Teodorico III retoma o seu governo na Borgonha e na Nêustria




Idade Média - Ano 674


Ano 674

Morte da Rainha de Wessex Seaxburh e início do reinado de Aescwine

Aescwine. (? - 676). Filho de Cenfus. Sucedeu a Rainha de Wessex Seaxburh (674). Derrotou a invasão ao reino de Wessex liderada pelo Rei da Mércia Wulfhere. 




Idade Média - Ano 673



Ano 673

Fim do reinado do Rei de Kent Ecberht I e início do reinado de Hlothhere

Hlothhere. (? - 685) Filho do rei de Kent Eorcenberht e de Seaxburh. Foi irmão de Ecberth I, futuro Rei de Kent, a quem sucedeu (673). Durante o seu governo o reino de Kent foi devastado pelos mercianos (676). Dividiu o governo de Kent com o seu sobrinho Eadric (685), quando veio a falecer. 

Morte do Rei dos Francos na Borgonha/Nêustria Clotário III e início do reinado de Teodorico III

Teodorico III (Thierry III). (c. 652 - 691). Filho do Rei dos Francos na Borgonha e na Nêustria Clóvis II e de sua esposa Batilde. Foi irmão de Clotário III e de Childerico II, futuros Reis dos Francos. Desposou Clotilde de Herstal (675) com quem gerou Clóvis IV, Childeberto III e Clotário IV, futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu irmão Clotário III, na Nêustria e na Borgonha (673). Foi deposto por seu irmão Childerico II. É descrito como um dos "Roi Fainéart" (Rei Fantoche) do Prefeito do Palácio da Nêustria Ebroin. Recuperou o trono da Nêustria e da Borgonha (675), após a morte do seu irmão Childerico II. Tornou-se Rei de todos os Francos (679), após suceder o Rei da Austrásia Dagoberto II. Celebrou a Paz com o Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino de Herstal (681). Foi derrotado por Pepino de Herstal, durante a Batalha de Tertry (678).  

O Rei dos Francos na Austrásia Childerico II expulsa o seu irmão Teodorico II da Nêustria e Borgonha

Ao expulsar o seu irmão da região da Borgonha, Childerico II tornar-se Rei de todos os Francos.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Idade Média - Ano 672


Ano 672

Início da Co-Regência da Rainha Consorte de Wessex Seaxburh

Seaxburh. (? - 674) Desposou o Rei de Wessex Cenwahl, com quem gerou Hlothhere e Ecbertht I, futuros Reis de Kent. Tornou-se Co-Regente de Wessex (672). Única mulher a aparecer em uma lista de Reis no período anglo-saxão. 

Início do cerco Árabe à cidade de Constantinopla 

Morte do Rei de Wessex Cenwalh

Morte do Papa Vitaliano e início do pontificado de Adeodato II

Adeodato IIi (Adeodatus Secundus). (621 - 676) Sucedeu ao Papa Vitaliano (672). Foi o primeiro Papa a datar os seus atos com os anos do seu pontificado. Restaurou a disciplina monástica e lutou contra o monotelismo. Rejeitou o diálogo com o Império Bizantino.  

Morte do Rei dos Visigodos Recesvinto e início do reinado de Vamba

Vamba (Wamba). (? - 687). Sucedeu ao Rei dos Visigodos Recesvinto (672). Foi deposto por Ervígio (680).


Idade Média - Ano 671


Ano 671

Os Lombardos se convertem ao Cristianismo

Morte do Rei dos Lombardos e da Itália Grimoaldo e início do reinado de Garibaldo

Garibaldo. (? - ?) Filho do Rei dos Lombardos Grimoaldo e de Teodata. Sucedeu ao seu pai (671). Foi destronado por Bertário (671).

O Rei dos Lombardos e da Itália Garibaldo é deposto por Bertário

Morte do Rei dos Pictos Drest VI e início do reinado de Bridei III

Bridei III. (? - 692). Sucedeu ao Rei dos Pictos Drest VI (671). 

Idade Média - Ano 670


Ano 670

Morte do Rei da Nortúmbria Oswiu e início do reinado de Ecgfrith

Ecgfrith. (c.645 - 685). Filho do Rei da Nortúmbria Oswiu e de Eanflaed. Foi irmão de Aelfwinw, futuro Rei da Deira. Foi também irmão paterno de Aldfrith, futuro Rei da Nortúmbria e de Ealhflaed, futura Rainha consorte da Mércia. Foi mantido refém no reino da Mércia durante a invasão da Nortúmbria pelo Rei Penda (655). Sucedeu ao seu pai (670) como Rei da Nortúmbria. Delegou o governo da Deira ao seu irmão Aelfwine (670). Derrotou os pictos na Batalha de Dois Rios (671) estabelecendo o controle do Norte da Ilha. Derrotou o Rei da Mércia Wulfhere (674). Institucionalizou o "penny" como moeda. Faleceu durante a Batalha de Dun Nechtain (Nechtansmere) contra o seu primo, o Rei dos pictos Bridei III.

Início do governo de Aelfwine no Reino da Deira

Aelfwine. (c 661 - 679). Filho do Rei da Nortumbria Oswiu e de Eanflaed. Foi irmão de Ecgfrith, futuro Rei da Nortumbria. Foi também irmão paterno de Alhfrith, futuro Rei da Nortumbria e de Ealhflaed, futura Rainha consorte da Mércia. Tornou-se Rei da Deira (670). Faleceu durante a Batalha de Trent contra os mercianos.


Idade Média - Ano 668


Ano 668

Yazid comanda o exército omíada contra os Bizantinos

Yazid. (647 - 683) Filho do Califa Omíada Muawiyah I, a quem sucedeu (680). Destacou-se como Comandante do exército omíada contra os bizantinos (668).

Fim do reinado do Khan da Bulgária Batbayan e início do reinado de Asparukh

Asparukh. (? - c. 695) Filho do Rei mítico da Bulgária Kubrat. Foi irmão de Batbayan, futuro Khan da Bulgária, a quem sucedeu (668). Foi também pai de Tervel, futuro Khan da Bulgária. Pertencente ao Clã Dulo, foi feito líder da tribo Onogur por seu pai. Reconheceu o seu irmão Batbayan como sucessor do trono búlgaro, mas dele se separou (668), levando consigo cerca de 50.000 simpatizantes. Estabeleceu-se no Delta do Danúbio. Venceu os bizantinos durante a Batalha de Ongal (680). Conquistou a Moésia bizantina. Iniciou a invasão da Trácia Bizantina (681) forçando o Imperador Constantino IV a pagar-lhe tributo anual. Estabeleceu Pliska como a capital do Império Búlgaro. Faleceu em batalha contra os khazares.

A Península Coreana é unificada pelo Reino Silla.

Morte do Imperador Bizantino Constante II e início do reinado de Constantino IV

Constantino IV. (652 - 685) Filho do Imperador Bizantino Constante II. Desposou Anastasia, com quem gerou Justiniano II, futuro Imperador Bizantino. Foi associado a Co-Imperador bizantino (654). Sucedeu ao seu pai (668), como Imperador Bizantino. Reprimiu a revolta militar na Sicília liderada pelo rebelde Mecécio. Teve que lidar com o cerco a Constantinopla imposto pelo Califado Omíada liderado pelo príncipe Yazid. Venceu os Omíadas na Batalha de Silaeum (678), e recuperou as Ilhas do Mar Egeu. Dedicou-se às questões eclesiásticas da divisão da igreja entre o monotelismo e a ortodoxia. Convocou o Terceiro Concílio de Constantinopla (680). Comandou operação naval e terrestre contra os invasores búlgaros liderados por Asparukh (680). Foi derrotado pelos búlgaros durante a Batalha de Ongala. Reconheceu um estado búlgaro na Mésia e passou a pagar tributo ao seu Khan, a fim de evitar novas incursões na Trácia. 

Idade Média - Ano 665


Ano 665

Morte do Rei da Bulgária Kubrat e início do reinado de Batbayan

Batbayan. (? - c. 690) Filho do Rei da Bulgária Kubrat, a quem sucedeu (665). Foi irmão de Asparukh, futuro Imperador da Bulgária. Entrou em guerra contra seu parente Kotrag. Foi expulso da Criméia (668).


Idade Média - Ano 664


Ano 664

Morte do Co-Regente da Deira Alhfrith

Morte do Rei da Ânglia Oriental Aethelwold e início do reinado de Ealdwulf

Ealdwulf. (? - 713) Filho de Aethilric e de Hereswith. Desposou Ecgurgh com quem gerou Aelfwald, futuro Rei da Ânglia Oriental. Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Aethelwold (664). 

Morte do Rei de Essex Swithelm e início do reinado de Sighere e de Sebbi

Sighere. (? - 683) Irmão de Sebbi, futuro Rei de Essex. Sucedeu ao seu primo, o Rei de Essex Swithelm (664) e passou a governar com o seu irmão Sebbi. Por ser pagão, rivalizou-se com o seu irmão cristão, cuja guerra civil permitiu o domínio do Rei da Mércia Wulfhere na região (665). 

Sebbi. (? - 695) Irmão de Sighere, futuro Rei de Essex. Sucedeu ao seu primo, o Rei de Essex Swithelm (664) e passou a governar com o seu irmão Sighere. Foi também o pai de Sigeheard, de Swaefred e de Swithred, futuros Reis de Essex. Por ser cristão, rivalizou-se com o seu irmão pagão, cuja guerra civil permitiu o domínio do rei da Mércia Wulfhere na região (665). Tornou-se Rei único (683) de Essex, após a morte do seu irmão. Invadiu o reino de Kent, com o apoio do Governador de Essex Caedwalla, expulsando o Rei Edric. Abdicou ao trono para viver em um mosteiro (694). 

Fim do governo do Rei de Kent Eorcenberht e início do reinado de Ecgberht I

Ecgerht I. (? - 673) Filho do Rei de Kent Eorcenberht e de Seaxburh. Foi irmão de Hlothhere, futuro Rei de Kent e pai de Eadric e de Wihtred, futuros Reis de Kent. Sucedeu ao seu pai (664), como Rei de Kent. 



Idade Média - Ano 663


Ano 663

Morte do Rei dos Pictos Gartnait IV e início do reinado de Drest VI

Drest VI. (? - 671) Sucedeu ao seu irmão, o Rei dos Pictos Gartinait IV (663). Foi deposto (671).


Idade Média - Ano 662


Ano 662

Childerico II é elevado a Rei dos Francos na Austrásia

Childerico II (Childéric II). (? - 675) Filho do Rei dos Francos Clóvis II e de Batilde. Foi irmão de Clotário III e de Teodorico III, futuros Reis dos Francos. Desposou Bilichilde (668), com quem gerou Chilperico II, futuro Rei dos Francos. Foi associado ao trono da Austrásia por seu irmão Clotário III (662). Destronou o seu irmão, o Rei dos Francos Teodorico III (673), tornando-se Rei de todos os Francos. Fez do seu Prefeito do Palácio da Austrásia Vulfoaldo também o Prefeito do Palácio da Nêustria e Borgonha gerando uma revolta entre os nobres neustrianos. 

Morte do Rei dos Lombardos e da Itália Godeberto e início do reinado de Grimoaldo

Grimoaldo (610 - 671). Filho do Duque de Fiuli Gisulfo II e de Ramhilde. Desposou a Princesa lombarda Teodata, com quem gerou Garibaldo, futuro Rei dos Lombardos. Assassinou e sucedeu ao Rei dos Lombardos Godeberto (662). Derrotou os bizantinos do Imperador Constante II e os francos do Rei Clotário III. .