terça-feira, 17 de junho de 2014

Idade Média - Ano 511


Ano 511

Fim do governo do Rei dos Visigodos Gesaleico  e início do reinado de Amalarico

Amalarico (Amalareiks). (502 - 531). Filho do Rei dos Visigodos Alarico II e de Areaagni. Foi irmão paterno de Gesaleico, futuro Rei dos Visigodos. Foi levado aos cuidados do seu avô, o Rei dos ostrogodos Teodorico, O Grande, após a morte do seu pai (507), durante a batalha contra os francos do Rei Clóvis. Sucedeu ao seu irmão Gesaleico (511), após este ter sido deposto por seu avô Teodorico. Cedeu a região da Provença ao seu primo Atalarico. Desposou a Princesa dos Francos Clotilde, cuja disputa religiosa fez com que o seu cunhado, o Rei dos Francos Childerico I invadisse o reino visigodo e o assassinasse.

Morte do Rei dos Francos Clóvis I

Childeberto I é eleito Rei dos Francos em Paris

Childeberto I (Childebert I). (c.497 - 558). Filho do Rei dos Francos Clóvis e de Clotilde. Foi irmão de Clodomiro e de Clotário I, futuros Reis dos Francos em Orleans e Soissons, respectivamente e de Clotilde, futura Rainha consorte dos Visigodos. Foi também irmão paterno de Teodorico I, futuro Rei dos Francos na Austrásia (Metz). Sucedeu ao seu pai (511), como Rei dos Francos em Paris. Participou das "Guerras Burgúndias" com o apoio dos seus irmãos (523). Ordenou o assassinato dos seus sobrinhos, após a morte do seu irmão Clodomiro. Anexou as cidades de Chartres e Orleans (524). Tomou parte de várias expedições contra o reino da Borgonha. Atravessou os Pirineus (531) a pedido da sua irmã, a Rainha Clotilde, e derrotou o seu cunhado, o Rei dos Visigodos Amalarico. Anexou as cidades de Arles e Marselha (535), após o Rei dos Ostrogodos Witige ter cedido Provença aos Francos. Tomou posse da cidade visigoda de Pamplona. Assediou Saragoça com a ajuda do seu irmão Clotário I. Construiu o monastério de São Vicente (Abadia de Saint-Germain-des-Prés).

Teodorico I é eleito Rei dos Francos na Austrásia

Teodorico I (Thierry I). (c.485 - 533). Filho do Rei dos Francos Clóvis I e da Princesa Ripuária Evochilde. Foi irmão paterno de Childeberto I, de Clodomiro e de Clotário I, futuros Reis dos francos em Paris, Orleans e Soissons, respectivamente e de Clotilde, futura Rainha consorte dos Visigodos. Desposou a Princesa Visigótica Eustere, com quem gerou Teodeberto I, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Sucedeu ao seu pai (511), como Rei dos Francos na Austrásia (Metz/Reims), Participou com seus irmãos da guerra contra os burgúndios (523). Atacou e conquistou a Turíngia com a ajuda do seu filho Teodeberto e do seu irmão, o Rei Clotário.

Clodomiro é eleito Rei dos Francos em Orleans.

Clodomiro (Clodomir). (c.495 - 524). Filho do Rei dos Francos Clóvis I e de Clotilde. Foi irmão de Childeberto I e de Clotário I, futuros Reis dos Francos em Paris e em Soissons, respectivamente e de Clotilde, futura Rainha consorte dos Visigodos. Foi também irmão paterno de Teodorico I, futuro Rei dos Francos na Austrásia.  Desposou Guntheuc (514), cujos filhos Teobaldo e Gontário foram assassinados pelo Rei dos Francos Childeberto I. Sucedeu ao seu pai (511), como Rei dos Francos em Orleans (Borgonha). Participou da guerra contra os burgúndios (523). Aprisionou e assassinou o Rei Sigismundo (524). Faleceu durante a Batalha de Vézeronce. 

Clotário I é eleito Rei dos Francos em Soissons

Clotário I (Clotaire I). (c.498 - 561). Filho do Rei dos Francos Clóvis I e de Clotilde. Foi irmão de Childeberto I e de Clodomiro, futuros Reis dos Francos em Paris e em Orleans, respectivamente e de Clotilde, futura Rainha consorte dos Visigodos. Foi também irmão paterno de Teodorico I, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Desposou Ingunda da Turíngia (517), com quem gerou Cariberto I, Guntram e Sigeberto I, futuros Reis dos Francos em Paris, Borgonha e Austrásia, respectivamente e de Clodosinde, futura Rainha consorte dos Lombardos. Desposou também Aregunda (536), com quem gerou Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Sucedeu ao seu pai (511), como Rei dos Francos em Soissons. Participou com seus irmãos da guerra contra os burgúndios (523). Foi o principal instigador do assassinato dos filhos do seu irmão Clodomiro (524). Obteve Grenoble e Die após a destruição do reino burgúndio (534). Recebeu também as cidades de Orange, Carpentras e Gap, após a cessão de Provença pelo Rei Ostrogodo Witiges. Marchou contra os turíngios junto ao seu irmão Teodorico I (531 e 592). Marchou contra os visigodos da Espanha com o seu irmão Childeberto I. Anexou os territórios da Austrásia (555), após a morte do seu sobrinho Teodebaldo. Tornou-se Rei único dos Francos (588), após a morte do seu irmão Childeberto I. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.