sábado, 3 de outubro de 2015

Idade Moderna - Ano 1495


Ano 1495

Morte do Rei de Portugal João II e Início do reinado de D. Manuel I, O Venturoso

D. Manuel, O Venturoso (1469 - 1521). Filho do Duque de Viseu D. Fernando e de Beatriz de Portugal. Desposou Maria de Aragão, com quem gerou João III e Henrique I, futuros Reis de Portugal e Isabel de Portugal, futura Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico. Sucedeu ao seu primo e Rei de Portugal D. João II (1495). Deu prosseguimento às explorações portuguesas que culminaram na descoberta do caminho marítimo para as Índias e na descoberta do Brasil (1500). Ordenou a revisão da legislação portuguesa (1521), que ficou conhecida como "Ordenações Manuelinas"

Morte do Rei de Nápoles Afonso II

O Rei da França Carlos VIII é nomeado Rei de Nápoles


Idade Moderna - Ano 1494

Ano 1494

Assinatura do Tratado de Tordesilhas entre os Reinos de Portugal e Espanha

Após três bulas papais que concediam à Espanha direitos sobre as novas terras descobertas por seus navegadores a ocidente do meridiano traçado a 100 léguas a oeste das Ilhas dos Açores e Cabo Verde, os portugueses não concordaram com tal situação e abriram novas negociações que resultaram na assinatura do Tratado de Tordesilhas, no ano de 1494, pelos reis João II de Portugal e os reis católicos espanhóis Fernando II de Aragão e Isabel de Castela. Desta forma, foi traçado um meridiano virtual que passaria a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde sendo que a ocidente estariam as terras espanholas e a oriente as terras portuguesas. 

Morte do Rei de Nápoles Fernando I e início do reinado de Afonso II


Afonso II (Alfonso II de Nápoles, el Guercho). (1448 - 1495). Filho do Rei de Nápoles Fernando I e Isabel de Clemont. Desposou Hipólita Maria Sforza (1465), com quem gerou Isabel, futura Duquesa de Milão. Desposou também Troggia Gazela, com quem gerou Sancha, futura Princesa de Squillace e Afonso, futuro Príncipe de Salermo. Ajudou o seu pai contra a Conspiração dos Barões (1485). Defendeu os territórios do reino contra as reivindicações dos Estados Pontifícios. Lutou contra a Conspiração dos Pazzi (1478) e na Guerra de Ferrara (1482). Sucedeu ao seu pai (1494), com o apoio do Papa Alexandre VI, em oposição ao Rei da França Carlos VIII que havia invadido a Itália e reivindicava o trono napolitano. Abdicou ao trono quando da invasão francesa a Nápoles, para viver uma vida monástica na Sicília.  

Morte do Duque de Milão Gian Galeazzo Sforza e início do governo de Ludovico Sforza, O Mouro

Ludovico Sforza, O Mouro (Ludovico il Moro). (1452 - 1508). Filho do Duque de Milão Francesco Sforza e de Bianca Maria Visconti. Foi irmão de Galeazzo Maria Sforza, futuro Duque de Milão e Ipólita Maria, futura Rainha consorte de Aragão. Desposou Beatrice d´Este (1491), com quem gerou Francesco II Sforza, futuro Duque de Milão. Foi regente do seu sobrinho o Duque de Milão Gian Galeazzo Sforza (1480). Assumiu pouco a pouco o poder sobre Milão, vindo posteriormente a suceder Gian Galeazzo (1494). Manteve alianças com as cidades de Florença e Nápoles e também com o Papa Alexandre VI. Sob o seu governo Milão teve sua época de ouro, com a presença na corte ducal de artistas como Leonardo da VInci e Bramante. Foi feito prisioneiro pelo Rei da França Luis XII, em 1500.

Morte do Pintor Italiano Domenico Ghirlandaio

Domenico Ghirlandaio (Domenico di Tommaso Curradi di Dotto Bigordi). (1449 - 1494). Filho de Tommaso Bigordi e Antonia di ser Paolo Paoli. Foi um pintor renascentista italiano e aprendiz de Alessio Baldovinetti. Trabalhou em obras no Palácio Vecchio, em Florença e criou afresco para a Capela Sistina em Roma, sob o pontificado do Papa Sisto IV. Foi um dos primeiros professores de Michelangelo. .


Idade Moderna - Ano 1493


Ano 1493

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico III de Habsburgo

O Rei dos Romanos Maximiliano I é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico