domingo, 19 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1220

Ano 1220

O Rei da Germânia e Sicília Frederico II é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico

O Rei da Sicília Henrique VII inicia o seu reinado na Germânia


Idade Média - Ano 1219

Ano 1219

Morte da Imperatriz Latina de Constantinopla Iolanda de Hainaut e início do reinado de Roberto I de Courtenay

Roberto I de Courtenay (Robert I de Courtenay). (? - 1228). Filho do Imperador Latino de Constantinopla Pedro II de Courtenay e de Iolanda de Hainaut. Foi irmão de Iolanda de Courtenay, futura Rainha da Hungria; de Maria de Courtenay, futura Imperatriz Bizantina e de Balduíno II de Courtenay, futuro Imperador latino de Constantinopla. Sucedeu à sua genitora (1219), como Imperador Latino de Constantinopla.


Idade Média - Ano 1218

Ano 1218

Os Mongóis conquistam a Pérsia

Fim do reinado do Tsar da Bulgária Boril e início do reinado de João Asen II

Joao Asen II. (? - 1241). Filho do Tsar da Bulgária João Asen e de Helena. Desposou Ana da Hungria, com quem gerou Colomano Asen I, futuro Tsar da Bulgária. Desposou também Irene Comnema de Épiro, com quem gerou Maria Asenina, futura Co-Imperatriz da Bulgária e Migual Asen I, futuro Tsar da Bulgária. Foi obrigado a se exilar no principado rus da Galícia-Volinia, após a morte do seu tio João I, O Bom (1207). Retornou à Bulgária (1218) para depor e suceder ao Tsar Boril. Restaurou o patriarcado da Bulgária (1235), separando-o da Sé de Roma. Reprimiu revoltas internas e expandiu o território búlgaro. 

Morte do Sultão Aiúbida do Egito Al-Adil I e início do governo de Al-Kamil

Al-Kamil. (1177 - 1238). Filho do Sultão Aiúbida do Egito Al-Adil I, a quem sucedeu (1218). Foi pai de as-Salin Ayyub e de al-Adil II, futuros Sultões Aiúbidas do Egito. Liderou as forças defensivas egípcias contra a Quinta Cruzada. Teve que lidar com uma conspiração formada entre os cristãos coptas e sufocada por seu irmão, o Governador de Damasco. Abriu as represas do Rio Nilo e inundou a região, forçando os cruzados a celebrarem tratado de paz. Disputou o poder com o seu irmão al-Mu´zzam. Celebrou a paz como Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico II, devolvendo a cidade de Jerusalém e outros lugares santos ao Reino de Jerusalém, conservando, todavia, o Domo da Rocha e a Mesquita al-Aqsa. .

Morte do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Oto IV




Idade Média - Ano 1217

Ano 1217

Início da Quinta Cruzada

A Quinta Cruzada ocorreu por iniciativa do Papa Inocêncio III, mas foi somente posta em prática por seu sucessor o Papa Honório III com o apoio do Sacro imperador Romano-Germânico Francisco II. Decidiu-se que para conquistar Jerusalém era necessário conquistar primeiro o Egito. Todavia, os cruzados foram derrotados pelos egípcios e forçados a celebrar acordo de paz, que duraria por cerca de oito anos.

Morte do Rei de Castela Henrique I e início do reinado de Berengária I

Berengária I (Berenguela de Castilla). (1180 - 1246). Filha do Rei de Castela Afonso VIII, O Bom e de Leonor Plantageneta. Foi também irmã de Henrique I, futuro Rei de Castela. Desposou o Rei de Leão Afonso IX, O Baboso, com quem gerou Berengária de Castela, futura Rainha consorte de Jerusalém e regente do Império Latino de Constantinopla e Fernando III, O Santo, futuro Rei de Leão e Castela. Foi regente do seu irmão Henrique I (1214), no reino de Castela. Tornou-se Rainha única de Castela (1217). Abdicou ao trono em favor do seu filho Fernando III, O Santo. 

A Rainha de Castela Berengária abdica em favor do seu filho Fernando III, O Santo

Fernando III, O Santo (Fernando III de Castilla). (1201 - 1252). Filho do Rei de Leão e Galiza Afonso IX, O Baboso e de Berengária. Foi irmão paterno de Sancha II e de Dulce I futuras Co-Regentes de Leão. Desposou Beatriz da Suábia (1220), com quem gerou Afonso X, O Sábio, futuro Rei de CastelaSucedeu à sua genitora (1217) e também às suas irmãs, no reino de Leão (1230). Conquistou Córdova (1236) e Sevilha (1248). 

Morte do Imperador Latino de Constantinopla Pedro II de Courtenay e início do reinado de Iolanda de Hainaut

Iolanda de Hainaut (Yolande de Hainaut). (1175 - 1219), Filha do Conde de Hainaut Balduíno V e de Margarida de Flandres. Desposou o Imperador Latino de Constantinopla Pedro II, com quem gerou Iolanda de Courtenay, futura Rainha da Hungria; Roberto I de Courtenay, futuro Imperador Latino de Constantinopla; Maria de Courtenay, futura Imperatriz Bizantina e Balduíno II de Courtenay, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Sucedeu ao seu marido (1217). 

Morte do Rei da Noruega Ingo II e início do reinado de Haakon IV, O Velho

Haakon IV, O Velho (Haakon Haakonsson). (c. 1204 - 1263). Filho do Rei da Noruega Haakon III e de Inga de Varteig. Desposou Margrete Skulesdotter (1225), com quem gerou Haakon, O Jovem e Magno VI, futuros Reis da Noruega. Sucedeu ao Rei da Noruega Ingo II (1217), sob a regência de Skule Bardsson. O seu governo é considerado o ápice da idade de ouro da Noruega medieval. Manteve aliança com o papado e com o Sacro Império Romano-Germânico. Acresceu a Islândia ao reino da Noruega. 


Idade Média - Ano 1216

Ano 1216

Morte do Rei da Inglaterra João I, Sem Terra e início do reinado de Henrique III

Henrique III (Henry III), (1207 - 1272). Filho do Rei da Inglaterra João I e de Isabel de Angoulême, Desposou Leonor de Provença com quem gerou Eduardo I, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu pai (1216), como Rei da Inglaterra. Seu reinado foi marcado por disputas internas lideradas pelo seu cunhado, o Conde de Leicester Simão de Montfort. Foi derrotado na Batalha de Lewes (1264) e feito prisioneiro. Foi posteriormente libertado por seu filho Eduardo I (1265),  

Morte do Papa Inocêncio III e início do pontificado de Honório III

Honório III (Honorius Tertius / Censio Savelli). (1150 - 1227). Sucedeu ao Papa Inocêncio III (1216). Deu continuidade à agenda reformista do seu antecessor. Lançou a Quinta Cruzada (1217) e convocou o Concílio de Paris (1226), que condenou a heresia dos albigenses. Durante seu pontificado foram criadas as ordens Dominicana, Franciscana e dos Carmelitas. 

Morte do Imperador Latino de Constantinopla Henrique de Flandres e início do reinado de Pedro II de Courtenay

Pedro II de Courtenay (Pierre II de Courtenay), (c. 1165 - 1217). Filho de Pedro I de Courtenay e de Isabel de Courtenay, Desposou Iolanda de Hainaut, com quem gerou Iolanda de Courtenay, futura Rainha consorte da Hungria; Roberto I de Courtenay, futuro Imperador latino de Constantinopla; Maria de Courtenay, futura Imperatriz Bizantina e Balduíno II de Courtenay, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Acompanhou o seu primo, o Rei dos Francos Filipe II durante a Terceira Cruzada (1190).  Lutou contra os albigenses e participou da batalha de Bouvines (1214). Sucedeu ao Imperador Latino de Constantinopla Henrique de Flandres (1216). Foi feito prisioneiro pelo Despotado de Épiro, Teodoro Angel

Morte do Sultão Aiúbida do Egito Al-Mansur

Morte do Rei da Suécia Érico X e início do reinado de João I

João I (Johan Sverkersson). (1201 - 1222). Filho do Rei da Suécia Sverker II e de Ingegerd Birgersdotter. Sucedeu ao Rei da Suécia Érico X (1216). Com o seu falecimento põe-se fim à Dinastia de Sverker.


Idade Média - Ano 1215

Ano 1215

O Rei da Inglaterra João I, Sem Terra é obrigado a jurar a Magna Carta

Depois de fracassar na tentativa de recuperar seus domínios em território franco, o Rei João I regressa à Inglaterra onde enfrenta uma rebelião dos Barões que, insatisfeitos com a sua política, obrigam-no a assinar, outorgar e a jurar a Magna Carta, documento este que limitaria os direitos e deveres dos Reis ingleses, sendo, portanto, um marco na monarquia constitucional na Inglaterra.

Valdemar, O Jovem é elevado a Co-Regente da Dinamarca

Valdemar, O Jovem (Valdemar den Unge). (c.1209 - 1231). Filho do Rei da Dinamarca Valdemar II, O Vitorioso e de Margarida da Boêmia. Foi irmão paterno de Érico IV, de Abel e de Cristóvão I, futuros Reis da Dinamarca.  

Quarto Concílio de Latrão

Os Mongóis capturam a cidade de Zhongdu (Pequim)

O Rei da Germânia Frederico II é eleito Rei dos Romanos

Morte do Grão-Duque de Kiev Rurik II




Idade Média - Ano 1214

Ano 1214

Batalha de Bouvines

O Rei dos Francos Filipe II enfrenta uma coalizão formada por tropas inglesas e do Sacro Império Romano-Germânico impondo uma poderosa derrota aos exércitos do Imperador Oto IV.

Morte do Rei da Castela Afonso VIII, O Bom e início do reinado de Henrique I

Henrique I (Enrique I de Castilla). (1204 - 1217). Filho do Rei de Castela Afonso VIII, O Bom e de Leonor Plantageneta. Foi irmão de Berengária, futura Rainha consorte de Leão. Sucedeu ao seu pai (1214), no reino de Castela. 

Morte do Rei da Escócia Guilherme I, O Leão e início do reinado de Alexandre II

Alexandre II (Alexander II). (1198 - 1249). Filho do Rei da Escócia Guilherme I e de Ermengarda de Beaumont. Desposou Maria de Councy (1239), com quem gerou Alexandre III, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao seu pai (1214). Apoiou os Barões que obrigaram o Rei da Inglaterra João I, Sem Terra jurar jurar a Magna Carta. Invadiu a Inglaterra (1215 e 1217). Foi excomungado (1218). Reconheceu Roberto Bruce como seu sucessor, caso não gerasse descendentes varões. 


Idade Média - Ano 1213

Ano 1213

Morte do Rei de Aragão Pedro II, O Católico e início do reinado de Jaime I, O Conquistador


Jaime I, O Conquistador (Jaime I de Aragón el Conquistador).(1208 - 1276). Filho do Rei de Aragão Pedro II, O Católico e de Maria de Montpellier. Desposou Iolanda da Hungria (1235), com quem gerou Pedro III, O Grande, futuro Rei de Aragão e Isabel, futura Rainha consorte dos Francos. Sucedeu ao seu pai (1213), sob a regência de Simão de Montforte. Manteve longo conflito com a nobreza aragonesa, vindo a ser por ela aprisionado (1224). Conquistou as Ilhas Baleares, Valência, Maiorca e Ibiza. 


Idade Média - Ano 1212

Ano 1212

O Rei da Sicília e da Germânia Frederico II é eleito Rei dos Romanos

O Rei da Sicília e da Germânia Frederico II associa o seu filho Henrique VII ao trono da Sicília

Henrique VII (Heinrich VII). (1211 - 1242). Filho do Rei da Germânia e Sicília Frederico II e de Constança de Aragão. Foi irmão paterno de Conrado IV, futuro Rei da Germânia e da Sicília e de Manfredo, futuro Rei da Sicília. Foi associado ao trono da Sicília (1212). Tornou-se Rei da Germânia (1220), mas revoltou-se contra o seu pai aliando-se à Liga Lombarda (1234). Foi destronado (1235). 

Morte da Rainha de Jerusalém Maria de Montferrat e início do reinado de Isabel II

Isabel II (Yolanda de Brienne). (1212 - 1228). Filha da Rainha de Jerusalém Maria de Montferrat e de João I de Brienne. Sucedeu à sua genitora (1212), sob a regência do seu pai. Desposou o Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico II (1225), com quem gerou Conrado IV, futuro Rei de Jerusalém e da Germânia. 

Morte do Grão-Duque de Kiev Vsevolod III, Ninho Grande

Morte do Grão-Duque de Kiev Vsevolod IV, O Vermelho e início do segundo governo de Ingvar

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Ingvar e início do reinado de Mstislav III, O Velho

Mstislav III, O Velho. (? - 1223) Filho do Grão-Duque de Kiev Romano I. Sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Ingvar (1212). Foi vencido pelos mongóis. Faleceu durante a Batalha do rio Kalka.


Idade Média - Ano 1211

Ano 1211

Dieta de Nuremberg

Na Dieta de Nuremberg o Rei da Sicília Frederico II foi eleito Rei da Germânia por uma facção apoiada pelo Papa Inocêncio III, que tinha entrado em choque com o Imperador Oto IV.

Morte do Rei de Portugal Sancho I, O Povoador e início do reinado de Afonso II, O Gordo

Afonso II, O Gordo. (1185 -- 1223). Filho do Rei de Portugal Sancho I, O Povoador e de Dulce de Aragão. Desposou Urraca de Castela, com quem gerou Sancho II e Afonso III, futuros Reis de Portugal, e Leonor de Portugal, futura Rainha consorte da Dinamarca. Sucedeu ao seu pai (1211), como Rei de Portugal. Manteve a paz com os reinos fronteiriços de Galiza e Leão e elaborou o primeiro código de leis privadas do reino português. Foi excomungado Pelo papa Honório III por aplicar parte da receita papal em assuntos internos, ordenou, por outro lado, as primeiras inquisições em Portugal (1220).  


Idade Média - Ano 1210

Ano 1210

Início do reinado do Rei consorte de Jerusalém João I de Brienne

João I de Brienne (Jean I de Brienne). (1155 - 1231). Filho do Conde de Brienne Erard II e de Inês de Montfaucon. Desposou a Rainha de Jerusalém Maria de Montferrat (1210), com quem gerou Isabel II, futura Rainha de Jerusalém e Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico. Foi Co-Regente de Jerusalém em conjunto com a sua filha Isabel II (1212). Tornou-se regente do Imperador Latino de Constantinopla Balduíno II (1228) e Co-Imperador Latino de Constantinopla (1231).

Francisco de Assis obtém autorização do Papa Inocêncio III para fundar a sua Ordem Religiosa

Francisco de Assis (Giovanni di Pietro di Bernardone). (1182 - 1226). Foi o fundador da Ordem dos Franciscanos. Foi capturado (1202), durante a guerra contra a cidade de Peruggia. Alistou-se no exército papal (1205) contra o Sacro Império Romano-Germânico. Foi canonizado (1228), pelo Papa Gregório IX.

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Rurik II e início do segundo governo de Vsevolod IV, O Vermelho

Morte do Rei da Suécia Sverker II e início do reinado de Érico X



Idade Média - Ano 1209

Ano 1209

Início da Cruzada Albigense

A Cruzada Albigense foi um conflito armado ocorrido por iniciativa do Papa Inocêncio III com o apoio do reino dos Francos, tendo por fim a redução do catarismo. Recebeu esse nome por causa da cidade de Abi, no sudoeste do reino franco, centro dos cátaros, uma seita tratada como herética pelo papado que se havia estabelecido nos territórios que se estendiam do rio Ródano aos Pirineus.

Fundação da Universidade de Cambridge 

O Rei da Germânia Oto IV de Brunswick é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico




Idade Média - Ano 1208

Ano 1208

Morte do Duque da Suábia e Rei dos Romanos Felipe Hohenstaufen

Com a morte do Rei dos Romanos Filipe Hohenstaufen, o Rei da Germânia Otto IV de Brusnwick seria coroado Sacro Imperador Romano-Germânico pelo Papa Inocêncio III. 

O Rei da Suécia Sverker II é deposto por Érico X

Érico X (Erik Knutsson). (1180 - 1216). Filho do Rei da Suécia Canuto I. Depôs e sucedeu ao Rei da Suécia Sverker II (1208), após vencê-lo na Batalha de Lena. Desposou Rikissa da Dinamarca (1210), com quem gerou Érico XI, futuro Rei da Suécia. Venceu novamente o Rei Sverker II, desta vez na Batalha de Gestilren (1210). 

Idade Média - Ano 1207

Ano 1207

Gengis Khan invade a China

Morte do Tsar da Bulgária João I, O Bom e início do reinado de Boril

Boril. (? - ?) Desposou Ana da Cumânia, viúva do Tsar João I, O Bom, tornando-se Tsar consorte da Bulgária (1207). Foi derrotado pelo Imperador Latino de Constantinopla Henrique (1208), durante a Batalha de Filipópolis. Aliou-se à Hungria, ao Império Latino e ao Despotado de Épiro contra o Grão-Principado da Sérvia. Foi derrotado por João Asen II, que havia retornado do exílio. Foi capturado e trancafiado em um mosteiro (1218).


Idade Média - Ano 1206

Ano 1206

Gengis Khan é proclamado Khan dos Khans pelos chefes de todas as tribos das estepes

Gengis Khan (Temudjin). (c. 1160 - 227) É reconhecido como descendente do líder mongol Kabul Khan, Desposou Borte (c. 1227), com quem gerou Ogedei, futuro Imperador da Mongólia. Foi escravizado e levado à China. Elaborou as leis dos mongóis e derrotou os exércitos de Jamukha, vindo a ser proclamado khan dos khans (1206), por uma assembléia de chefes tribais. Invadiu as terras do reino de Hsi Hsia e conquistou a Pérsia, além dos territórios ao Sul da Rússia e Ucrânia. 

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Rurik II e início do reinado de Vsevolod IV, O Vermelho

Vsevolod IV, O Vermelho. (? - 1212). Filho do Grão-Duque de Kiev Sviatoslav III e de Maria Vasikivna de Polotsk. Desposou Anastásia da Polônia, com quem gerou Mikhail II, futuro Grão-Duque de Kiev. Sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Rurik II (1206). Foi deposto (1207). Retomou ao poder (1210). 


Idade Média - Ano 1205

Ano 1205

Morte do Rei de Jerusalém Amalrico II

Morte da Rainha de Jerusalém Isabel I e início do reinado de Maria de Montferrat

Maria de Montferrat (Marie de Montferrat). (1192 - 1212). Filha da Rainha de Jerusalém Isabel I e de Conrado de Montferrat. Desposou João I de Brienne (1210), com quem gerou Isabel II, futura Rainha de Jerusalém. Sucedeu à sua genitora (1205), sob regência de João de Ibelin. Tornou-se Rainha única (1209).

Morte do Imperador Latino de Constantinopla Balduíno VI de Hainaut e início do reinado de Henrique de Flandres.

Henrique (Henri de Constantinople). (1176 - 1216). Filho do Conde de Hainaut Balduíno V e de Margarida I de Flandres. Foi irmão de Balduíno de Flandres, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Sucedeu ao seu irmão Balduíno VI (1205), como Imperador Latino de Constantinopla. Participou da Quarta Cruzada e do "Cerco de Constantinopla" (1204). 

Morte do Rei da Hungria Ladislau III e início do reinado de André II

André II. (c.1175 - 1235). Filho do Rei da Hungria Béla III e de Inês de Châtillon. Foi irmão de Emerico, futuro Rei da Hungria, de Margarida Maria de Montferrat, futura Imperatriz de Bizâncio e Rainha consorte da Tassalônica; de Constança da Hungria, futura Rainha consorte da Boêmia. Desposou Gertrudes da Merânia com quem gerou Ana Maria, futura Rainha consorte da Bulgária e Béla IV, futuro Rei da Hungria. Desposou também Iolanda de Courtnay, com quem gerou Iolanda da Hungria, futura Rainha consorte de Aragão, Foi nomeado Príncipe da Galícia (1188). Derrotou as tropas do seu irmão Emerico (1197), em Macsek, vindo a receber o governo dos Ducados da Croácia e da Dalmácia. Foi derrotado por seu irmão, o Rei Emerico (1199) na Batalha de Rad, Foi forçado a fugir para a Áustria.  Sucedeu ao seu sobrinho, o Rei da Hungria Ladislau III (1205). Seu governo foi marcado inicialmente pela concesso de propriedades aos seus partidários, política esta que passou a ser conhecida como "Novae Institutiones". Ocupou a Galícia (1208), mas foi derrotado (1209), o que culminou com a divisão do principado com o Grão-Duque Leszek II da Polônia. Concedeu Burzenland aos Cavaleiros Teutônicos (1211), com objetivo de garantir as fronteiras do sudeste. 

Morte do Imperador Bizantino Aleixo V Ducas

Morte do Grão-Duque de Kiev Romano II, O Grande

O Grão-Duque de Kiev Rurik II retoma o poder




Idade Média - Ano 1204

Ano 1204

O Rei da Inglaterra João I, Sem Terra perde a Normandia para o reino franco.

Balduíno VI de Hainaut é coroado primeiro Imperador Latino de Constantinopla.

Balduíno VI de Hainaut (Baudouin de Flandre et de Hainaut). (1172 - 1205). Filho do Conde de Hainaut Balduíno V e de Margarida I de Flandres. Foi irmão de Henrique de Flandres, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Partiu para a Quarta Cruzada (1202). Foi eleito o primeiro Imperador Latino de Constantinopla (1204). Foi capturado pelos bizantinos na Batalha de Andrinopla (1204).

Morte dos Co-Imperadores Bizantinos Isaac II Ângelo e Aleixo IV e início do reinado de Aleixo V Ducas.

Aleixo V Ducas. (1140 - 1205). Foi proclamado Imperador Bizantino (1204), sucedendo aos Imperadores Isaac II Ângelo e Aleixo IV, durante o domínio de Constantinopla pelos Cruzados. Foi deposto (1204). 

Fim do reinado do Imperador Bizantino Aleixo V Ducas e início do reinado de Teodoro I Láscaris

Teodoro I Láscaris. (c.1174 - 1221). Filho de Manuel Láscaris e de Joana Caratzaina. Desposou Ana Angelina (1199) com quem gerou Irene Lascarina, futura Imperatriz Bizantina e Maria Lascarina, futura Rainha consorte da Hungria. Destacou-se nos combates durante o cerco da cidade de Constantinopla durante a Quarta Cruzada. Sucedeu ao Imperador Bizantino Aleixo V (1204), reinando a partir da cidade de Nicéia. Foi proclamado Imperador (1208).

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Rurik II e início do reinado de Romano II, O Grande e de Rotislav II

Romano II, O Grande (Roman Mstislavich).(c.1152 - 1205). Filho do Grão-Duque de Kiev Mstislav II e de Agnes da Polônia. Desposou Anna de Bizâncio, com quem gerou Daniel I da Galiza, futuro Grão-Duque de Kiev e primeiro Rei da Rússia. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Rurik II (1204). Foi Governador de Kiev em conjunto com Rotislav II (1204). 

Rotislav II. (c.1173 - c. 1214). Filho do Grão-duque de Kiev Rurik II e de Anna de Turau. Sucedeu ao seu pai (1204) em conjunto com Romano II, O Grande. Foi deposto (1205). 

Morte da Rainha da Inglaterra Leonor da Aquitânia

Morte do Rei da Noruega Haakon III e início do reinado de Guttorm Sigurdsson

Guttorm Sigurdsson. (1199 - 1204). Filho de Sigurd Lavard e neto do Rei da Noruega Sverre Sigurdsson. Sucedeu ao seu tio, o Rei da Noruega Haakon III (1204). 

Morte do Rei da Noruega Guttorm Sigurdsson e início do reinado de Ingo II

Ingo II (Inge Bardsson). (1185 - 1217).Filho de Bard Guttormsson e de Cecilia Sigurdsdatter. Foi irmão de Skule Bardsson, futuro regente e Co-Regente da Noruega. Sucedeu ao Rei da Noruega Guttorm Sigurdsson (1204). 

Morte do Rei da Hungria Emerico e início do reinado de Ladislau III

Ladislau III (Lászió III). (c.1199 - 1205). Filho do Rei da Hungria Emerico e de Constança de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1204). Foi forçado a fugir juntamente com sua genitora para a Áustria, para não ser feito prisioneiro por seu tio André.  


Idade Média - Ano 1203

Ano 1203

Os Cruzados atacam a cidade de Constantinopla. 

O Imperador Bizantino Isaac II Ângelo é reconduzido ao trono com apoio dos Cruzados

O Imperador Bizantino Isaac II Ângelo associa o seu filho Aleixo IV ao trono bizantino.

Aleixo IV. (1182 - 1203). Filho do Imperador Bizantino Isaac Ângelo e de Herina, Foi encarcerado pelo Imperador Aleixo III, após a deposição do seu pai (1195). Celebrou acordo com os Cruzados para que o seu pai fosse reconduzido ao trono em troca de apoio militar e financeiro e submissão da igreja ortodoxa à autoridade de Roma. Foi nomeado Co-Imperador (1203). Tornou-se  prisioneiro de Aleixo V.

Morte do Co-Imperador Bizantino Aleixo IV



Idade Média - Ano 1202

Ano 1202

Início da Quarta Cruzada

O Papa Inocêncio III dirigiu o apelo aos cavaleiros e aos nobres da Europa, uma vez que tanto o Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI, quanto o Rei inglês Ricardo I, Coração de Leão tinham falecido recentemente e o Rei dos francos Filipe II não estava disposto a iniciar uma cruzada. No ano 1199 a cruzada foi finalmente organizada na cidade de Champagne. Constantinopla seria capturada no ano 1204 horrorizando o Papa que havia insistido para que as cidades cristãs não fossem atacadas.  .

O Rei da Inglaterra João I, Sem Terra é condenado à perda das suas possessões no reino franco.

O Rei dos Francos Filipe II na qualidade de soberano do Rei inglês em relação a certos territórios no continente, intimou João I na qualidade de Conde de Poitou para responder a certas acusações feitas pelos Barões. O Rei inglês se negou a submeter-se a tal julgamento e foi sentenciado com a perda de todas as suas possessões em território franco.   

O Rei dos Francos Felipe II invade a Normandia

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Rurik II e início do reinado de Ingvar

Ingvar. (? - ?) Filho do Grão-Duque de Kiev Yaroslav II e de Richza Przemvslide. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Rurik II (1202). Foi deposto (1202). Retomou ao poder (1212).

O Grão-Duque de Kiev Rurik II retoma o poder

Morte do Rei da Noruega Sverre Sigurdsson e início do reinado de Haakon III

Haakon III (Haakon Sverresson). (c. 1178 - 1204). Filho do Rei da Noruega Sverre Sigurdsson. Foi irmão paterno de Kristina Sverresdotter, futura Rainha consorte da Noruega. Foi também tio paterno de Guttorm Sigurdsson, futuro Rei da Noruega e pai de Haakon V, futuro Rei da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1202). Durante o seu reinado conseguiu por fim ao interdito mantido pela igreja sobre o reino norueguês. Conseguiu manter um longo período de paz durante a "Guerra Civil Norueguesa".

Morte do Rei da Dinamarca Canuto VI e início do reinado de Valdemar II, O Vitorioso

Valdemar II, O Vitorioso. (1170 - 1241). Filho do Rei da Dinamarca Valdemar I, O Grande e de Sofia de Minsk. Foi irmão de Canuto VI, futuro Rei da Dinamarca, a quem sucedeu (1202). Desposou Margarida da Boêmia (1205), com quem gerou Valdemar, O Jovem, futuro Co-Regente da Dinamarca. Desposou também Berengária de Portugal (1214), com quem gerou Érico IV, Abel e Cristóvão I, futuros Reis da Dinamarca. Invadiu a Noruega (1204), cujo Rei passou a lhe prestar lealdade. Conquistou Hamburgo (1216) e liderou cruzada com apoio dos Cavaleiros Teutônicos e do Papa Honório III (1219), com objetivo de cristianizar o Báltico Oriental. Foi sequestrado e aprisionado pelo Conde Henrique I de Schwerin (1223). Foi derrotado pelas tropas germânicas, quando teve que reconhecer a ruptura dos territórios alemães por ele conquistados.  


Idade Média - Ano 1201

Ano 1201

Concílio de Soisson

O Concílio de Soisson concluiu pela anulação do casamento do Rei Filipe II com sua esposa Ingeborg da Dinamarca.


sábado, 18 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1200


Ano 1200

Fim do governo do Sultão Aiúbida do Egito Al-Mansur e início do governo de Al-Adil I

Al-Adil I. (1145 - 1218). Filho de Najm ad-Din Ayyub e pai de Malik Al-Kamil, futuro Sultão Aiúbida do Egito. Foi um General Aiúbida de origem Curda, e Governador de Alepo (1183 - 1186). Administrou o Egito durante a Terceira Cruzada (1186-1192). Sucedeu ao Sultão Aiúbida do Egito Al-Mansur (1200). Organizou a defesa do Egito e da Palestina durante a Quinta Cruzada. 

Idade Média - Ano 1199

Ano 1199

Morte do Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão e início do reinado de João I, Sem Terra

João I, Sem Terra (John Lackland).(1166 - 1216). Filho do Rei da Inglaterra Henrique II Plantageneta e de Leonor da Aquitânia. Foi irmão de Henrique, O Jovem e de Ricardo I, Coração de Leão, este futuro Rei da Inglaterra. Desposou Isabel de Angoulême (1200), com quem gerou Henrique III, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu irmão Ricardo I (1199), como Rei inglês. Foi nomeado Senhor da Irlanda (1185). Insurgiu contra o seu irmão Ricardo I e aliou-se ao Rei dos Francos Felipe II. Pagou o resgate que libertou o Rei Ricardo I dos domínios do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI. Invadiu o Ducado da Bretanha (1201), em oposição ao seu sobrinho o Duque Artur I. Invadiu e conquistou a Normandia e o Condado de Anjou pertencentes ao reino franco, vindo, todavia, a perdê-los após a Batalha de Roche-aux-Moines (1214). Negou-se a comparecer a julgamento em território franco na qualidade de vassalo do Rei Filipe II. Foi condenado na perda das suas possessões restantes no continente. Enfrentou uma rebelião dos Barões ingleses, que andavam descontentes com a sua política. Foi obrigado a assinar e a outorgar a "Magna Carta", documento que limitava os poderes monárquicos. É o Rei citado nas histórias de Robin Hood. 

Morte do Xogum japonês Minamoto Yoritomo




Idade Média - Ano 1198

Ano 1198

Otto IV Brusnwick é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico

Oto IV Brunswick (Otto IV von Braunschweig). (c. 1175 - 1218). Filho do Duque da Baviera e Saxônia Henrique, O Leão e de Matilda Plantageneta. Foi nomeado Conde de Poitou (1196). Tornou-se Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico (1198) em oposição a Filipe da Suábia. Destronou o Rei dos Romanos Felipe Hohenstaufen (1201), mas foi por este derrotado. Tornou-se Rei único (1209). Foi deposto (1215).

O Duque da Suábia e Toscana Felipe é eleito Rei dos Romanos pelos príncipes germãnicos.

Felipe Hohenstaufen (Philipp von Schwaben), (c.1176 - 1208). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico I e de Beatriz I da Borgonha. Foi irmão de Henrique VI, futuro Sacro Imperador Romano-Germânico. Desposou Irena Angelina (1197), com quem gerou Beatriz, futura Imperatriz do Sacro Império e Isabel, futura Rainha consorte de Castela.  Foi nomeado Bispo de Wurzburg (1190) e Duque de Toscana e Suábia (1195). Foi excomungado pela igreja (1197). Foi eleito Rei dos Romanos (1198) pelos Príncipes germânicos, em oposição ao seu sobrinho Frederico II. Foi destronado pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto IV (1201). Foi reconduzido ao trono de Roma (1206), após derrotar o sacro imperador Oto IV, em Wassenberg. 

Início do reinado do Rei Consorte de Jerusalém Amalrico II

Amalrico II (Amaury II  de Lusignan) (1145 - 1205). Filho do Conde de La Marche Hugo VII de Lusignan e de Bourgogne de Rançon. Foi irmão de Guy de Lusignan, futuro Rei de Jerusalém. Desposou a Rainha de Jerusalém Isabel I (1198), tornando-se Rei consorte. Foi capturado pelos muçulmanos durante a Batalha de Hattin (1187). Tornou-se Rei de Chipre (1194). 

Morte do Papa Celestino III e início do pontificado de Inocêncio III

Inocêncio III (Innocentius Tertius / Lothario dei Conti di Segni). (1160 - 1216). Filho do Conde Trasimundo de Segni. Sucedeu ao Papa Celestino III (1198). É considerado o Papa mais poderoso do período medieval. Aprovou a Ordem Religiosa de São Francisco de Assis. Foi o guardião de Frederico II, futuro Sacro-imperador Romano-Germânico. Recuperou os direitos papais na Sicília, que foram abolidos pelo Rei Guilherme I. Convocou a Quarta Cruzada (1198). Excomungou os cruzados que atacaram as cidades cristãs. Ordenou a Cruzada contra os Albigenses no Reino Franco. Apoiou Oto IV Brunswick ao título de Sacro Imperador Romano-Germânico, em oposição a Felipe da Suábia. Excomungou o Sacro Imperador Oto IV diante da ambição deste aos estados pontifícios. Coroou Frederico II Sacro Imperador Romano-Germânico (1212). Convocou o IV Concílio de Latrão (1213). Mudou-se para o Norte da Itália (1216). 

Morte do Rei da Sicília Tancredo I

Morte da Rainha da Sicília Constança I 

Com a morte da Rainha Constança, o reino da Sicília mudaria de dinastia, saindo da Casa de Altavilla para a Casa dos Hohenstaufen. O seu filho Frederico II, apesar de Co-Regente da Sicília era menor de idade e permaneceu, desta forma, sob a guarda do Papa Inocêncio III até a sua maioridade. 

Morte do Sultão Aiúbida do Egito Al-Aziz Uthman e início do governo de Al-Mansur

Al-Mansur. (1189 - c. 1216). Filho do Sultão Aiúbida do Egito Al-Aziz Uthman, a quem sucedeu (1198), sob a tutoria de Baha Al-Din Karakouch e, posteriormente, do Governador de Edessa, al-Adil. Foi sucedido por Al-Adil I (1200).